SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2022
IMORTAIS

Novos membros da Arlec tomam posse nesta sexta-feira em Rio Preto

Cerimônia acontece na sexta-feira, 5, no Ipê Center Hotel

Salomão Boaventura
Publicado em 03/08/2022 às 20:36Atualizado em 04/08/2022 às 09:40
Na foto, Patrícia Reis Buzzini, Elma Eneida Bassan Mendes, Cleber Junio Falquete, Accácio de Oliveira Santos Jr., Isabel Pimenta Hernandes, Eudes Quintino de Oliveira Júnior, Pérsio Luís Marconi e Angelo Soares Neto (Reprodução)

Na foto, Patrícia Reis Buzzini, Elma Eneida Bassan Mendes, Cleber Junio Falquete, Accácio de Oliveira Santos Jr., Isabel Pimenta Hernandes, Eudes Quintino de Oliveira Júnior, Pérsio Luís Marconi e Angelo Soares Neto (Reprodução)

A Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Arlec) empossa amanhã, 5, seis novos imortais e dois membros honorários. Eles foram admitidos após votação secreta realizada em 2020, mas a posse foi adiada em virtude da pandemia. A cerimônia acontece no Ipê Center Hotel.

Os novos membros da Arlec atuam em diferentes segmentos. Na área da literatura, foram admitidos o escritor, artista plástico e médico Angelo Soares Neto, o poeta Cleber Junio Falquete, a jornalista e escritora Elma Eneida Bassan Mendes e a tradutora e escritora Patrícia Reis Buzzini. Já na área cultural, os novos imortais são o advogado e professor Eudes Quintino de Oliveira Júnior e o professor e escritor Pérsio Luís Marconi. Os membros honorários são a doutora em Filosofia Isabel Pimenta Hernandes e o promotor de Justiça e professor aposentado Accácio de Oliveira Santos Júnior.

Segundo o atual presidente da Arlec, Alberto Gabriel Bianchi, a Academia desenvolve diversos eventos que visam fomentar e desenvolver a educação e a cultura. “Nossos acadêmicos são altamente qualificados para desenvolver a cultura na cidade de Rio Preto e no mundo. São verdadeiros artistas que trabalham até de forma internacional”, comenta Bianchi.

O presidente da Arlec explica que a academia tem uma norma para escolher os novos acadêmicos. “É publicado um edital com os requisitos necessários para se inscrever. Os interessados apresentam seus currículos junto a trabalhos que já fizeram, como livros registrados com ISBN, revistas ou alguma mídia com músicas gravadas, por exemplo. Em seguida, uma comissão especial vai analisar todos esses documentos para verificar se os requisitos foram cumpridos e fazem a votação. A eleição é secreta, o presidente soma os votos e declara os eleitos”, explica.

Para Patrícia Reis Buzzini, o momento é de emoção. “Estou bem animada, a gente vai provando o fardão e a emoção vai aflorando. Estou escrevendo o texto de posse e me concentrando para esse momento, que é muito importante. Para quem se envolve com cultura, fazer parte de uma academia como essa é um privilégio. Na Arlec, estamos juntos com tantas pessoas que admiramos e essa troca é muito intensa quando nos reunimos e fazemos projetos juntos”, afirma.

Segundo Patrícia, os novos imortais já atuam na Arlec desde a escolha. “Todos os novos membros, desde a indicação, já começaram a participar das atividades, não paramos de trabalhar dentro da academia”, complementa.

Com 14 anos de história em Rio Preto, a Arlec possui 45 cadeiras, mas nem todas estão ocupadas. Segundo Bianchi, futuramente será aberto um edital para escolha de mais membros.

Pizza Cultural

Entre as ações realizadas pela Arlec está a Pizza Cultural, que será retomada neste mês. De acordo com Bianchi, uma vez por mês o grupo se encontra em uma pizzaria para debater assuntos culturais. Os encontros são abertos para o público em geral e cada um paga o que consumir. “A volta da Pizza Cultural deve ocorrer agora em agosto”, diz o presidente da Arlec. A cada encontro, um acadêmico ou um convidado escolhe um tema para discorrer. Nas últimas reuniões, antes da pandemia, foram abordados assuntos como a importância da água, criação literária, a importância para o pintor em ter noções básicas de desenho, por exemplo. Os encontros serão realizados na pizzaria Famiglia Arnoni.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por