SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2021
INTERNACIONAL

Escritores de Rio Preto estão no encontro Focus New York

João Paulo Vani e Samira Camargo participarão de painéis virtuais

Francine MorenoPublicado em 14/09/2021 às 22:03Atualizado há 15/09/2021 às 08:46
Samira Camargo participou presencialmente do Focus em 2019 em Nova York

Samira Camargo participou presencialmente do Focus em 2019 em Nova York

Com a pandemia, a tecnologia facilitou a interação entre escritores e leitores, e propiciou o crescimento de eventos online de compartilhamento de experiências. E os encontros virtuais facilitam a participação e interação de pessoas que estão longe e até em outros países. O terceiro Focus Brasil New York – Encontro Mundial de Literatura Brasileira é um ótimo exemplo. O evento virtual tem início nesta quinta-feira, 16, nos Estados Unidos, e terá a participação de dois escritores de Rio Preto: João Paulo Vani e Samira Camargo.

Ao todo, serão sete dias de programação com participantes de várias partes do mundo, painéis de debates, painéis-depoimentos, especial catálogo de escritores, premiação “Destaques Literários” e o projeto Vitrine Focus com a cantora e intérprete Marcela Bellas. A programação completa e a ficha dos participantes podem ser acessadas no link https://focusbrasil.org/eventos/focus-brasil-new-york/. As transmissões serão feitas por meio do Facebook @focusbrasilorg, Youtube @focusbrasil e site focusbrasil.org.

O jornalista, escritor e pesquisador João Paulo Vani, presidente da Academia Brasileira de Escritores (Abresc), participa do evento já no primeiro dia, às 20h. De forma virtual, ele estará presente num painel sobre literatura, que contará com a participação de nomes como André Galvão, Lorena B. Ellis e Regina Castro Mcgowan. “Fui convidado pela Focus, organizadora do evento, a participar de um dos painéis, no qual falaremos sobre a história da literatura brasileira. Eu terei como foco central a edição de livros em língua portuguesa.”

Vani afirma que o objetivo do Encontro Internacional de Literatura Brasileira é reunir professores, escritores e pesquisadores brasileiros, que vivem em diversas partes do mundo, para refletir sobre o lugar de nossa literatura no cenário global atual. Neste cenário, ele afirma que, como pesquisador e presidente da Academia Brasileira de Escritores, a sua participação é uma experiência enriquecedora.

“Acredito ser muito importante o aumento das discussões sobre literatura brasileira, bem como sobre literaturas em língua portuguesa. Através de nossa literatura o mundo todo pode compreender nossa história, nossa cultura. O Brasil é um país culturalmente riquíssimo, e essa virtude precisa ser compartilhada”, afirma Vani.

Já a escritora, professora e psicopedagoga Samira Camargo, fundadora do projeto Tertúlia Lusófona, participará do evento no dia 21 de setembro, às 11h, em um painel virtual com nomes como Paula perin, Pietro Costa, Raphael da Costa e Vania Nacaxe. “Convido todos os escritores e leitores deste magnífico jornal a participarem.”

Segundo Samira, participar de um evento como este, é muito gratificante e honroso. “Falar da literatura brasileira é um assunto que todo escritor gosta muito de falar. Por isso mesmo eles escrevem. Ter a oportunidade de participar junto com outros escritores famosos, para mim é uma oportunidade ímpar. Ver o meu trabalho reconhecido alegra a 'alma', motivando a escrever outros livros. Uma oportunidade de mostrar ao leitor outros escritores, também faz com que tenhamos a alegria de participar de um evento como este.”

Potencial brasileiro

O Focus Brasil New York é um evento organizado pela Academia Internacional de Escritores Brasileiros, que conta com a coordenação da escritora, pedagoga e arte-educadora brasileira Nereide Santa Rosa, que também é diretora da Fundação Focus Brasil. Samira Camargo afirma que a Fundação Focus Brasil tem como objetivo celebrar a cultura brasileira com todos os brasileiros que moram especialmente fora do Brasil.

Nesta edição, o evento contará com a participação de 160 escritores brasileiros que residem no mundo, sendo que a grande maioria moram fora do Brasil. “O objetivo do Encontro Internacional da Literatura Brasileira é mostrar o trabalho dos novos escritores brasileiros que moram no Brasil e de modo especial no mundo todo. Será um encontro de escritores, que servirá para mostrar o potencial que o Brasil tem neste quesito: literatura.”

Ao todo, a programação contará com 22 painéis até o dia 22 de setembro, em que os escritores da Academia Internacional de Literatura Brasileira foram selecionados para falarem dos seus trabalhos literários. Samira afirma que o convite para participar da terceira edição do evento surgiu porque ela é membro 87 da Academia e também porque apresentou o seu último trabalho literário para à comissão que escolheu os convidados.

Trata-se do livro "Vovó, que barulho é esse?”, que é a segunda incursão de Samira Camargo na literatura infantil. Na obra, ela encontrou na relação com seus netos e netas a inspiração para a obra, que está a venda no Amazon Internacional e foi lançada no Texas, nos Estados Unidos.

Além de João Paulo Vani e Samira Camargo, outros escritores de Rio Preto integram a Academia Internacional se Literatura Brasileira. A lista formada por Celso Henrique Fermino, Márcia Zévoli e Edmilson Zanetti.

João Paulo Vani participa de painel virtual nesta quintafeira, às 20h
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por