SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
LIVRO EM VERSOS

Escritora Roselis Batistar lança livro 'Lirismo sem pétalas' na Casa de Cultura de Rio Preto

Obra será apresentada nesta quinta-feira, 23, na Casa de Cultura

Salomão Boaventura
Publicado em 21/06/2022 às 20:34Atualizado em 22/06/2022 às 09:12
Escritora Roselis Batistar compartilha suas poesias em 'Lirismo sem pétalas/Lirismo sin pétalos' (Guilherme Baffi 21/06/2022)

Escritora Roselis Batistar compartilha suas poesias em 'Lirismo sem pétalas/Lirismo sin pétalos' (Guilherme Baffi 21/06/2022)

A professora, escritora e tradutora Roselis Batistar, que já morou na Rússia, no México e na França, traz para suas poesias toda sua vivência e visão de mundo, conduzindo seu leitor a ampliar a compreensão das relações humanas. Quem deseja seguir nesse caminho, repleto de conhecimento sólido e necessário, pode contar com o novo livro de Roselis, “Lirismo sem pétalas/ Lirismo sin pétalos”, que será lançado amanhã, 23, às 19h, na Casa de Cultura “Dinorath do Valle”.

A obra é fruto do período da pandemia, assim como o livro “Cratera antes da queda”, lançado no ano passado. “Fui para a França em março de 2020 e, assim que entrei no país, tudo fechou e não pude sair. Assim, ao invés de ficar quatro meses na França, fiquei um ano e meio. Considero que esse período foi uma prisão, mas uma prisão excelente, pois produzi muito”, recorda Roselis.

A autora explica que o novo livro fala do amor, mas também é um alerta para que o leitor saiba agir frente aos políticos. “A principal mensagem é não falar que você ama o próximo como a si mesmo apenas da boca para fora. Outra mensagem é que as pessoas não podem ficar sentadas, sem fazer nada. É preciso agir para que os políticos façam algo pela população”, ressalta.

Editado pelo jornalista Edmilson Zanetti, da Ponto Z, o livro traz poemas em português e espanhol. “Penso que faço poemas em espanhol porque, provavelmente, minha vida sentimental tem muito a ver com a língua espanhola. Morei muito tempo no México, pois fui casada com um mexicano. Além disso, meu segundo marido era um francês professor de espanhol”, diz Roselis.

A escritora conta que todos seus livros são bilíngues e a ausência da tradução das poesias tem um objetivo claro. “A não tradução dos poemas em espanhol serve para manter a intensidade da palavra na língua original e para incentivar os leitores, que apenas falam português, a aprenderem outras línguas. Afinal, o mundo se abre quando você procura pelo conhecimento”, ressalta.

Nas palavras do professor universitário, escritor e crítico literário brasileiro João Adalberto Campanato Jr., que assina as orelhas, “Lirismo sem pétalas” convida o leitor a um caminho (nem sempre cômodo) de perceber as sensações e a beleza com um espaço “para um registro lírico-amoroso, especialmente provocativo em sua elegante e contida sensualidade”.

Com o livro pronto desde o final do ano passado, Roselis preferiu esperar uma trégua da pandemia para poder ficar frente a frente com o leitor no lançamento, com direito a autógrafo e sarau. Além de um coquetel, o evento será um momento de compartilhar conhecimentos e sentimentos, com leituras de poemas em mais de um idioma. “A introdução ao ‘Lirismo sem Pétalas’ vai ser em cinco idiomas: português, espanhol, francês, inglês e russo. Portanto, o objetivo é mostrar que o amor, essa sensibilidade das pessoas, existe em qualquer idioma. O amor é universal. Além disso, quando se vai ao lançamento de um livro, é para que se fale do livro, se faça uma análise. O que, inclusive, é uma forma de compreender a obra”, finaliza.

Serviço

Lançamento do livro “Lirismo sem pétalas”/“Lirismo sin pétalos”, de Roselis Batistar. Nesta quinta-feira, 23, a partir das 19h, no teatro de bolso da Casa de Cultura “Dinorath do Valle”. O livro pode ser adquirido no local por R$50.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por