Em setembro, 'A Hora do Conto' traz Machado de Assis
A contação de histórias, da Cia Bardos de Teatro, é uma livre inspiração sobre a infância do escritor Machado de Assis

Durante às terças-feiras, no mês de setembro, o projeto “A Hora do Conto” recebe a história “Memórias de Machadinho”, criada pelo ator, diretor, dramaturgo e figurinista Linaldo Telles.
A contação de histórias, da Cia Bardos de Teatro, é uma livre inspiração sobre a infância do escritor Machado de Assis. Nesse espetáculo – que acontece no saguão do Centro Cultural “Prof. Daud Jorge Simão”, prédio da Biblioteca Municipal –, Telles divide o palco com o ator Gustavo Bazzi. As apresentações acontecem às 14h.
Segundo Telles, o enredo se passa em um museu, onde o público é recepcionado pelo Dr. Simão Bacamarte, médico e acompanhante do escritor. O texto propõe um divertido encontro entre Machado de Assis e seu personagem, o Alienista.
“Acreditamos que trabalhar com literatura clássica para o público infantojuvenil é uma forma de abertura e reflexão sobre o contexto histórico e como as relações humanas se estabeleceram ao longo dos anos. Essa livre inspiração na obra de Machado de Assis é uma tentativa de fazer com que a criança e o adolescente se sintam pertencentes à sociedade, independente de suas etnias”, afirma Telles.
Para reviver o passado do escritor, as personagens manipulam um brinquedo, o “Boneco Machadinho”, que representa o escritor quando criança. A história, composta por pequenos quadros cênicos, estabelece entre os narradores e espectadores uma reflexão sobre a origem étnica.
“Faz-se urgente no Brasil, principalmente no processo de formação, que a juventude afrodescendente tenha orgulho de sua origem e de sua contribuição para a cultura e para os costumes do país. Através da figura do nosso grande pensador afrodescendente Machado de Assis, enviamos uma mensagem de altruísmo e de possibilidades a respeito da vida e de que o conhecimento é um instrumento poderoso que necessita de afinação todos os dias”, finaliza Telles.