Diário da Região
'ESTRADA DA ESPERANÇA'

Cantora Jayne lança sua biografia nesta terça-feira, em Rio Preto

Sessão de autógrafos acontece nesta terça, às 19h, no Riopreto Shopping

por Da Redação
Publicado em 13/12/2021 às 20:50Atualizado em 14/12/2021 às 09:06
Jayne já soma 32 anos de carreira na música sertaneja e tem sua primeira biografia escrita (divulgação)
Galeria
Jayne já soma 32 anos de carreira na música sertaneja e tem sua primeira biografia escrita (divulgação)
Ouvir matéria

Uma das primeiras cantoras sertanejas de grande sucesso no Brasil, a cantora Jayne lança seu primeiro livro biográfico “Estrada da Esperança” nesta terça-feira, 14, no Riopreto Shopping Center, às 19h30.

Responsável por grandes canções sertanejas dos anos 90, ela faz parte do movimento inicial das cantoras mulheres no meio country. O nome do livro, inclusive, é em alusão a um dos seus singles que estourou nas rádios do Brasil. “O título tem tudo a ver com a minha própria estrada. A reflexão que deixo na biografia é de perseverança, de luta, de batalha e de uma mulher que enfrentou todos os obstáculos para conquistar as coisas”, conta.

A ideia de eternizar sua história foi do jornalista e amigo pessoal Thiago Simão, autor da obra. A cantora, considerada a “rainha dos rodeios”, relata que os dois conversavam há bastante tempo sobre isso, até que este ano se concretizou. Jayne é natural de Paranapuã, pequena cidade da região de Jales.

História musical

Sua relação com a música começou desde criança. Jayne sempre cantou em quermesses, festas e sua principal incentivadora foi a mãe, que também gostava de cantar. Crescida no interior, afirma que cantar na roça era algo natural e que as pessoas aprendiam sozinhas.

“Cantora sempre fui, desde os 7 anos. Minha mãe sempre me levava nos lugares. Até que um dia conheci o senhor Alfredo Trindade, em Paranapuã, que me deu os primeiros passos da música. Cantou comigo e tocou violão durante um bom tempo. Aos 9 anos, eu participava até de um programa de rádio em Jales”, relembra.

Nessa época, chegava a viajar longe para assistir ao show de Nalva Aguiar, cantora sertaneja de sucesso nos anos 70. “A Nalva sempre foi um ídolo para mim. Essa paixão do rodeio sempre fui influenciada pela carreira dela. Dentro da música brasileira, tinha aquele esticão de voz forte”, completa.

Aos 16 anos, mudou-se para cidade de São Paulo. Por lá, fez faculdade de economia, mas não concluiu, pois começou a trabalhar na aviação como aeromoça. Mas a vontade de cantar nos palcos falou mais alto e, depois, dedicou-se totalmente à música.

Sucessos

Para a cantora, os anos 90 foi o top da música sertaneja no Brasil. Sua primeira canção foi “Você vai ver”, procedidos por “Preciso ser amada” e “Estrada da Esperança”, além de “Amigos para sempre”, até hoje uma das mais visualizadas no Youtube. Mas foi em 1995 que estourou nas rádios. “Nesse ano, acho que fiz meu disco principal, mais forte, quando cantei o ‘Dia de formatura’, ‘Solidão’, ‘Cavaleiro do Céu’ e ‘Mississipi’, a música que marcou mais minha carreira”.

Além de colecionar vários sucessos, foi a primeira mulher a se apresentar nas arenas de rodeio montando um cavalo branco e também a primeira artista feminina a gravar em Neshiville, berço da música country americana. Hoje, está com álbum novo “Meus Clássicos”, com lançamento de um disco físico com canções novas e releituras. A música principal do novo projeto é o “De Hoje em Diante”, com clipe novo no Youtube, versão de “From This Moment”, da Shania Twain.