Liderança humanizada
Adriana Cássia Neves é empresária reconhecida pela competência, gestão de pessoas e boas práticas

Com absoluto apoio de sua numerosa família, Adriana Cássia Neves nasceu e viveu os seis primeiros anos de vida em Potirendaba. Em seguida, mudou-se para Rio Preto, nas proximidades do antigo estádio do América, na Vila Santa Cruz.
A mudança ocorreu porque os irmãos Horácio (pai de Adriana), João, Cândido, Miguel e Luís venderam aos Franzotti a Poty, fundada por eles na década de 1950. A partir de então, os irmãos mantiveram a parceria e se tornaram sócios da Conebel, importante distribuidora rio-pretense de bebidas.
Mais tarde, Adriana, a irmã, Aliandra, e os pais se instalaram em uma casa na Vila Santa Catarina, bairro que chamavam de “Neveslândia”, por um motivo especial: dois quarteirões da localidade abrigavam residências de parentes de primeiro grau. Difícil sair e não encontrar um primo ou tio pelo caminho.
Quando não estava no Colégio São José para assistir às aulas ou participar de algum curso ou programa esportivo, Adriana brincava com os amigos, jogava taco e se divertia com animadas partidas de bola queimada. Cresceu em um ambiente acolhedor.
Aos domingos, a família se reunia em uma chácara na Vila Azul com objetivo de almoçar, conversar e se divertir. Esses momentos vividos na juventude de Adriana produziram memórias especiais, saborosas e que não podem ser apagadas pelo tempo.
Prestes a completar 14 anos, Adriana passou a reservar parte das férias de julho para ajudar a mãe, Consuelo, nas demandas do Departamento Financeiro. A garota conferia o prazo dos cheques, fazia pequenos serviços e se informava sobre a atividade comercial a fundo, aprendizado que, sem ela saber, fez toda diferença no futuro.
Em seguida, Adriana passou a trabalhar frequentemente na empresa, que experimentou algumas mudanças no quadro societário ao longo de sua trajetória. Sentia-se entusiasmada ao enxergar o mundo pelas janelas que se abriram bem na sua frente.
De forma natural, escolheu o curso de Administração ao ingressar no ensino superior. Terminou a graduação e, estudiosa, com sede de aprender, iniciou o curso de Direito. Trabalhava o dia inteiro e estudava à noite. Antes de obter o diploma, no entanto, um fato mudou, para sempre, a história da família Neves.
Em 22 de dezembro de 1993, Adriana, o pai e um funcionário voltavam de um evento em Ribeirão Preto. Na altura do trevo de Olímpia, o carro deles foi atingido por um veículo que atravessou a pista. Com o impacto, Horácio não resistiu e morreu. Um choque, uma dor, que reverbera em todos até hoje.
Mesmo devastada com o trágico acontecimento, Adriana, aos 25 anos, encontrou forças e assumiu a distribuidora, sem a presença marcante da figura paterna. Deu certo e agora ela completou 43 anos de empresa, a qual divide a direção com Joaquim Mattos.
Adriana Neves se tornou uma empresária de sucesso, reconhecida pela competência para liderar e humanidade no tratamento aos colaboradores, com empatia, olhar cuidadoso e disposição de se colocar no lugar do outro.
Conhecimento e equilíbrio

Ao assumir a administração da empresa, Adriana Neves percebeu que não poderia parar de aprender sobre a área de atuação, estudar e se aprimorar com as melhores maneiras de liderar os colaboradores.
Apesar da rotina atribulada com os compromissos, Adriana, além das graduações, terminou duas pós-graduações e dois MBAs. E, em média, faz dois cursos por ano.
Com tanto empenho, tornou-se referência no mercado e colaborou com importantes órgãos da AmBev. Foi presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp) em duas gestões e da Associação Lar de Menores (Alarme).
Como professora, ministra um curso anual de gestão na prática no Cegente – Educação Corporativa e participa de eventos em âmbito nacional, compartilhando experiência e conhecimento.
Adriana está sempre em contato com o filho, Enrico, com quem mantém uma relação forte, de cumplicidade e amizade. Ele cursou Administração, trabalha em uma multinacional em São Paulo e incentiva a mãe a evoluir como ser humano.
E dedica o tempo livre a outras coisas que gosta. Também é apaixonada por música, esporte, pela companhia dos amigos e por leitura. Tem o costume de ler dois livros ao mesmo tempo - um técnico e outro mais leve.
Em 2019, a vida de Adriana Neves se transformou de maneira inesperada quando ela conheceu o empresário Sérgio Tarraf. Eles descobriram afinidades, começaram a se gostar, entenderam que se tratava de amor e se casaram há dois anos. Desde então, sua existência ganhou outros significados.
PERFIL
Adriana Cássia Neves
Atuação: Empresária, professora, executiva e palestrante
Nascimento: Potirendaba
Data: 30/07/1968
Pais: Horácio Neves de Azevedo (In memoriam) e Consuelo Martinez Neves
Irmã: Aliandra Neves
Filho: Enrico
Marido: Sérgio Tarraf
Graduação: Administração de empresas (1989)
Instituição: Unirp
Graduação: Direito (1993)
Instituição: Unirp
Pós-graduação: Marketing (1990)
Instituição: Unirp
Pós-graduação: Administração de empresas (1991)
Instituição: Unirp
Especialização: MBA Gestão Empresarial (2001)
Instituição: IBMEC/Insper
Especialização: MBA Executivo (2004)
Instituição: Universidade AmBev
Conebel: Diretora da empresa há 33 anos
Acirp: É a segunda mulher a presidir a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto em sua centenária história. Ocupou a presidência em duas gestões (2012 a 2014) e (2015 a 2016) e hoje integra o Conselho Fiscal e Consultivo da entidade
Outros projetos: Foi presidente da Associação Regional das Revendas AmBev (Bauru), diretora e conselheira da Confederação Nacional das Revendas AmBev (São Paulo) e coordenadora do Comitê de Gente e Gestão da AmBev (São Paulo)
Contribuição: Presidente da Associação Lar de Menores (Alarme)
Educação: É professora no curso de gestão na prática no Cegente