Diário da Região
SOLIDARIEDADE

Kombinados levam shows gratuitos a instituições sociais e escolas na Turnê do Bem 2026

Escolas públicas e entidades sem fins lucrativos podem se inscrever até 31 de agosto; seleção acontece em três etapas: inscrição, sorteio e votação

por Salomão Boaventura
Publicado há 19 horasAtualizado há 16 horas
Felipe Naves (Leão), Neiva Ribeiro (Arara), Douglas Sendem (Tucano), Thaís Sichin (Gata) e Samuel Moret (Burro) animam a criançada na Turnê do bem (Mimi Moret/Divulgação)
Felipe Naves (Leão), Neiva Ribeiro (Arara), Douglas Sendem (Tucano), Thaís Sichin (Gata) e Samuel Moret (Burro) animam a criançada na Turnê do bem (Mimi Moret/Divulgação)
Ouvir matéria

Com o coração cheio de alegria e o som bem afinado, os bichos encantados e bagunceiros da banda Kombinados estão com inscrições abertas para a Turnê do Bem 2026 — uma viagem solidária que transforma música em abraço coletivo. Até o fim de agosto, escolas públicas e instituições sociais podem se inscrever para disputar um dos 20 shows gratuitos que o grupo levará a quem mais precisa de diversão: as crianças.

O cadastro pode ser feito por meio de um formulário disponível na bio do Instagram da banda (@kombinadosoficial) até o dia 31 de agosto. No dia 21 de setembro, serão sorteadas 80 escolas ou instituições sem fins lucrativos que participarão de uma votação nas redes sociais para definir as 20 que receberão um show solidário dos Kombinados no próximo ano.

O grupo Kombinados, trupe com os bichos mais animados, é formado por Samuel Moret – Burro; Douglas Sendem – Tucano; Neiva Ribeiro – Arara; Thais Sichin – Gata; Felipe Naves – Leão e Alexandre Teixeira – Cachorro. Participam de projetos especiais: Maylin Moret - Dona Onça; Renan Maio – Panda; Victor Hugo Alonso – Jacaré; Kauê Rocha – Capivara; Enzo Moret – Girafa e Ana Laura Dias – Coruja.

Como participar

Para inscrever uma escola, hospital, projeto social ou organização, é necessário atender alguns requisitos, como prover serviços gratuitos à população e garantir que o espetáculo conte com uma plateia exclusivamente composta pelos beneficiados infantojuvenis das instituições.

Samuel Moret conta que todos os anos, a escolha tem sempre três etapas: inscrições, sorteio e votação. “Inicialmente, a escola ou instituição preenche o formulário de inscrição, concordando com as regras da seleção e da execução, preenchendo dados da instituição, como número de alunos, endereço, cidade, entre outros”, conta.

Após o fim das inscrições, o grupo inicia uma triagem. “Fazemos a triagem, porque às vezes tem instituição privada que se inscreve, às vezes tem, por exemplo, secretaria de educação inscrita e tem que ser a própria escola, não pode ser um órgão do governo”, ressalta Moret.

Após a triagem, o grupo sorteia 80 instituições ou escolas que vão participar da terceira etapa. “Assim que termina o sorteio, já damos início à votação. De quatro em quatro, as instituições ou escolas são colocadas no nosso Instagram, em stories, que tem aquelas enquetes. A partir disso, eles têm que movimentar suas comunidades para votar”, pontua.

Ao todo, são 20 votações, com quatro instituições ou escolas em cada uma delas. O vencedor de cada uma das 20 votações fica com um show. “Fazemos o sorteio por data. Por exemplo, vamos sortear as quatro escolas que vão disputar a data de 10 de abril, 9 horas da manhã. Então, quando a escola ganha, ela já sabe o dia que ela vai ter o show”, explica Moret.

“Depois que a escola ganhou a votação, mandamos uma documentação, que é mais uma anuência com algumas exigências que fazemos para a apresentação dar certo. São coisas simples, a maioria estrutural. Se a escola não mandar o documento no prazo, passamos para segunda colocada na votação”, acrescenta.

Moret explica que se o vencedor for fora de Rio Preto, é preciso pagar só o deslocamento, a gasolina e o pedágio. “Se for muito longe, é preciso pagar hospedagem, alimentação, enfim, mas o show nós damos para a escola. Mesmo se for em São Paulo, por exemplo, nós vamos. Já fomos em Itu, já foi em Andradina fazer esses shows”, diz.

A Turnê do Bem está entre as ações mais importantes do grupo. “O maior orgulho que temos no Kombinados é ter conseguido organizar e realizar a Turnê do Bem. Às vezes estamos com um problema na vida, apesar de trabalharmos rindo, temos problemas também na vida. E essa quarta-feira do show, que vamos cedinho, tomamos café juntos, conversamos sem compromisso, fazemos um show super leve com as crianças. Quando juntam ali, numa quadra de escola, 300, às vezes 400 crianças pulando, é onde nos soltamos e eles pulam, pulam, pulam e todos nos divertimos. A melhor energia que recebemos no ano é da Turnê do Bem”, conclui Moret.​​​​​​​