Diário da Região
CINEMA MUNDIAL EM DESTAQUE

Itinerância da 49ª Mostra Internacional de Cinema chega ao Sesc Rio Preto

O público poderá assistir gratuitamente a seis filmes premiados e provocativos que marcaram presença na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

por Salomão Boaventura
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
“Drácula”, dirigido por Radu Jude, abre a programação da mostra (Reprodução)
Galeria
“Drácula”, dirigido por Radu Jude, abre a programação da mostra (Reprodução)
Ouvir matéria

A Itinerância da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega ao teatro do Sesc Rio Preto a partir desta sexta-feira, dia 14, com uma seleção especial de filmes contemporâneos que se destacaram na programação da Mostra na capital paulista.

Até o dia e 29 de novembro, a iniciativa oferece acesso gratuito a obras de diferentes países, com temáticas instigantes e narrativas inovadoras.

A distribuição de ingressos começa 30 minutos antes de cada exibição. Os lugares são limitados e a entrada é gratuita.

O longa “Drácula”, dirigido por Radu Jude, abre a programação da mostra com uma ousada releitura do mito do vampiro, explorando os limites da criatividade com o uso de uma falsa inteligência artificial, misturando várias histórias, do passado e do presente, sobre o mito original de Drácula.

No sábado, dia 15, é exibido “Kontinental ‘25”, também de Jude, onde Orsolya, uma oficial de justiça em Cluj, a principal cidade da Transilvânia, mergulha em um dilema moral quando precisa despejar um homem sem-teto que mora no porão de um prédio.

Na próxima semana, no dia 21, o público confere “A Sombra do Meu Pai”, de Akinola Davies Jr., um retrato sensível da crise política nigeriana de 1993 por meio da jornada de um pai separado dos filhos. Já no dia 22, “Yunan”, de Ameer Fakher Eldin, apresenta uma história de introspecção e encontros inesperados em uma ilha remota.

Encerrando a mostra, no dia 28 será exibido “Sorry, Baby”, de Eva Victor, uma narrativa sobre luto e resiliência, e no dia 29, “Enzo”, de Robin Campillo, que aborda as tensões familiares e escolhas de vida de um jovem francês.

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo reafirma seu papel como um espaço de convergência entre o cinema nacional e internacional, promovendo encontros, debates e o fortalecimento do diálogo cultural. Com uma programação diversa, a Mostra deste ano destacou eixos como mulheres na direção, crise climática, cinema expandido e realidade virtual.