Ibirá recebe espetáculo sobre infância de Machado de Assis
Peça da Cia Bardos será apresentada no projeto Arteiros Intergerações nesta quinta, 3, com entrada gratuita e classificação livre

Nesta quinta-feira, dia 3, às 13h30, a Cia. Arte das Águas, de Ibirá, dá sequência ao projeto “Arteiros Intergerações - Teatro, Música, Dança, Arte e Cultura para todos” com uma sessão gratuita do espetáculo para todas as idades “Memórias de Machadinho”, da Cia Bardos de Teatro, de Rio Preto. A apresentação, gratuita e aberta a toda a comunidade, acontece na Escola Municipal Edith Pereira e marca o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.
Com direção e dramaturgia de Linaldo Telles, a peça é livremente inspirada na infância do escritor Machado de Assis (1839-1908). O enredo da peça, que se desenrola em um museu, propõe um divertido encontro entre Machado de Assis e seu icônico personagem de “O Alienista”, Dr. Simão Bacamarte.
Para reviver o passado do escritor, as personagens manipulam um brinquedo, o Boneco Machadinho, que representa Machado de Assis quando criança. Juntos, irão revisitar os tempos de menino do autor, suas origens e como se tornou um dos maiores nomes da literatura mundial. A jornada se inicia no Morro do Livramento, no Rio de Janeiro, e tem parada obrigatória na África de seus antepassados.
“Mais do que criar espetáculos para o público infantojuvenil, pretendemos com os nossos trabalhos estabelecer conexões entre arte e educação. Nosso objetivo para com a juventude também é encenar poeticamente as mais importantes histórias clássicas do mundo das letras, promovendo saberes sobre o ontem, o hoje e o amanhã”, considera Linaldo Telles.
Palestras
Ainda no mês de julho, a Cia Arte das Águas promove duas palestras dentro do projeto Arteiros Intergerações, abordando temas urgentes na sociedade com pessoas convidadas.
Nesta quarta-feira, dia 2, das 18h às 19h30, na Escola Municipal Perciliano José Bueno, o assunto é “Orgulho LGBTQIA+”, com o criador de conteúdo, ator, DJ e produtor cultural Hárlen Felix. O evento tem como público-alvo educadores e todas as pessoas interessadas.
Já no dia 7 de julho, segunda-feira, no mesmo horário, o Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação recebe a palestra “Racismo, intolerância religiosa e racismo religioso”, com a arte-educadora, atriz, diretora teatral Beta Cunha. O foco são educadores, gestores de igrejas e demais pessoas interessadas.
O projeto
A proposta do projeto Arteiros Intergerações é promover a integração e o enriquecimento cultural por meio de uma série de atividades artísticas e educativas que conectam diferentes gerações e comunidades, possibilitando a troca de saberes, pensamentos e vivências.
Até dezembro, a iniciativa irá oferecer gratuitamente oficinas, palestras, intercâmbios e apresentações teatrais com foco em diversas idades e públicos, ocupando diferentes pontos de Ibirá.