Diário da Região

'Giramundo' leva brincadeiras tradicionais a crianças em Rio Preto

Projeto “Giramundo: Brincadeiras de Camará” promove estações brincantes gratuitas em Rio Preto e distritos nas próximas semanas

por Dandara Caroline*
Publicado há 23 horasAtualizado há 2 horas
Professores Jéssica Dourado e Lucas Molina do projeto "Giramundo" (Divulgação)
Galeria
Professores Jéssica Dourado e Lucas Molina do projeto "Giramundo" (Divulgação)
Ouvir matéria

A Coletiva Varal de Chita realiza, em fevereiro, o projeto “Giramundo: Brincadeiras de Camará”, que promove estações brincantes gratuitas em espaços públicos de Rio Preto. A iniciativa busca estimular as brincadeiras tradicionais, afastar as crianças do excesso de telas e resgatar a convivência coletiva por meio do brincar.

Contemplado pelo Chamamento Público Nelson Seixas 2025, o projeto acontece nos dias 14, 17, 20 e 27 de fevereiro, com atividades abertas à comunidade e totalmente gratuitas.

Conduzido pelos professores Jéssica Dourado e Lucas Molina, o Giramundo propõe vivências com brincadeiras populares em espaços públicos, valorizando as infâncias, a diversidade, o uso coletivo da cidade e o respeito às diferenças. As atividades contam ainda com acessibilidade em Libras.

Segundo os idealizadores, o projeto nasceu, em 2025, da união de suas experiências em eventos ligados à cultura popular e à capoeira angola.

“Queremos que o público se reconecte com a simplicidade e a riqueza cultural do brincar”, afirmam Jéssica Dourado e Lucas Molina.

O nome “Camará”, explicam, é um vocativo afetuoso presente no universo da capoeira, que simboliza parceria, cuidado e coletividade.

O projeto é voltado principalmente para crianças de até 11 anos, mas adolescentes, jovens e familiares também são convidados a participar.

“Acreditamos que há muito a aprender com o repertório das próprias crianças, por isso elas também serão protagonistas das ações”, reforçam os professores.

Como contrapartida social, o projeto será realizado no Instituto do Cego Trabalhador e na Escola Municipal Olga Malouk, além da produção de vídeos com brincadeiras simples e acessíveis.

Estações brincantes

As atividades serão organizadas em diferentes estações, com jogos e brincadeiras tradicionais, como:

•Do ar: confecção de capucheta

•Do chão: pé de lata e bolinha de gude

•Cozinha tradicional

•Literatura infantojuvenil

•Instrumentos percussivos afro-indígenas

Serviço

Estância São Carlos – 14/02

Distrito de Talhado – 17/02

Distrito de Schmitt – 20/02

Estância Navarrete – 27/02

Horário: das 9h às 11h

Entrada gratuita

Não há necessidade de inscrição prévia nem limite de participantes. As atividades são abertas à comunidade, com exceção das contrapartidas.