SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
CINEMA

Filmes 'Pureza' e 'Quatro Amigas Numa Fria' estreiam nesta quinta-feira em Rio Preto

Duas produções brasileiras nas telonas

Francine Moreno
Publicado em 18/05/2022 às 19:21Atualizado em 19/05/2022 às 08:34
A atriz Dira Paes é a protagonista do longa 'Pureza' (Divulgação)

A atriz Dira Paes é a protagonista do longa 'Pureza' (Divulgação)

Nos bastidores da sétima arte só se fala da pré-estreia de “Top Gun: Maverick”, aguardada sequência do longa de 1986 estrelado por Tom Cruise, neste sábado, 21, nos cinemas brasileiros. No entanto, nesta quinta-feira, 19, outras novidades também entram em cartaz nas telonas e fãs dos filmes nacionais podem comemorar. Duas produções estreiam hoje: “Pureza” e “Quatro Amigas Numa Fria”.

“Pureza”, vencedor de 28 prêmios nacionais e internacionais, é inspirado na história real de Pureza Lopes Loyola, uma mãe que enfrentou fazendeiros e jagunços para salvar o filho do trabalho análogo à escravidão. A brasileira se tornou símbolo da causa no mundo inteiro e foi agraciada em 1997, em Londres, com o Prêmio Antiescravidão, conferido pela ONG britânica Anti-Slavery International. Sua luta inspirou a criação do grupo especial de Fiscalização Móvel, a primeira ação na história do Brasil destinada a combater o trabalho escravo em todo o território nacional.

O filme conta a história da trabalhadora rural que, depois de ficar sem notícias do filho, em 1993, vendeu tudo o que tinha no Maranhão e saiu em uma jornada incansável para descobrir o seu paradeiro. Na busca por Abel, que saiu de casa para trabalhar num garimpo na Amazônia, a mãe percorre cidades, se embrenha em fazendas e depara com trabalhadores rurais vítimas de maus-tratos e em situação semelhante à escravidão. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela denuncia os fatos às autoridades federais.

“Pureza”, que tem direção de Renato Barbieri, demorou 12 anos para ser lançado. Na última semana, a protagonista Dira Paes e outros artistas e apoiadores da causa promoveram um 'tuitaço' com as hashtags '#NaoAoTrabalhoEscravo' e '#SomosTodosPureza'. O objetivo foi alertar sobre o problema no Brasil. Já se passaram 134 anos da assinatura da Lei Áurea e, infelizmente, o trabalho escravo continua sendo praticado no país.

Além de Dira Paes, “Pureza” conta ainda com Matheus Abreu, Mariana Nunes e Flávio Bauraqui no elenco. Além de dirigir, Barbieri assina o roteiro ao lado de Marcus Ligocki. Uma produção de Gaya Filmes e Ligocki Entretenimento, “Pureza” emociona ao mesmo tempo em que desperta a consciência para uma das causas mais importantes no Brasil e no mundo: o trabalho escravo contemporâneo.

Comédia romântica

Com direção de Roberto Santucci e roteiro de Paulo Cursino e Taisa Lima, “Quatro Amigas Numa Fria” é estrelado pelas atrizes Maria Flor, Fernanda Paes Leme, Micheli Machado e Priscila Assum. Gravado em 2018 no Rio de Janeiro e em Bariloche, na Argentina, a comédia nacional mostra situações bizarras que quatro melhores amigas vão passar durante uma viagem ao exterior. Trata-se de uma história engraçada e sentimental sobre amizade, que mostra lindos cenários da Argentina, como a montanha Cerro Catedral, o Bahía López, a rua comercial Mitre e os hotéis Llao Llao e Tunquelén.

Na trama, Dani convida as amigas Karen, Ludmila e Josie para acompanhá-la até Bariloche para sua despedida de solteira. As meninas esperam uma viagem tranquila e relaxante, com muitas aventuras que só uma despedida de solteira pode proporcionar. Enquanto isso, Guto, noivo de Dani, morre de ciúmes da viagem.

Chegando na Argentina, nada parece dar certo para as quatro amigas: elas têm que dormir em um chalé congelante com o aquecedor central estragado, porque Karen esqueceu de fazer as reservas do hotel, Josie precisa andar encapotada porque tem alergia a gelo, e Ludmila, mãe de três filhos, não consegue dormir tanto quanto desejava. Após muitas aventuras, a viagem acaba se tornando um momento de grandes revelações do passado, que também evidencia mágoas do presente.

‘Chamas da Vingança’

Zac Efron e Ryan Kiera Armstrong em ‘Chamas da Vingança’

Outras duas novidades da semana são “Chamas da Vingança” e “Dog – A Aventura de Uma Vida”. Adaptação do livro “A Incendiária”, clássico thriller de Stephen King, “Chamas da Vingança” conta uma história de uma garota com poderes pirocinéticos extraordinários, que luta para proteger sua família e a si mesma de forças sinistras que buscam capturá-la e controlá-la.

Por mais de uma década, os pais Andy e Vicky estão fugindo desesperados para esconder sua filha Charlie de uma agência federal sombria que quer aproveitar seu dom sem precedentes para criar fogo em uma arma de destruição em massa. Andy ensinou Charlie como desarmar seu poder, que é desencadeado pela raiva ou pela dor. Mas quando Charlie faz 11 anos, o fogo fica cada vez mais difícil de se controlar. Depois que um incidente revela a localização da família, um agente misterioso é enviado para caçar a família e capturar Charlie de uma vez por todas. Charlie tem outros planos.

O filme tem direção de Keith Thomas com roteiro de Scott Teems. Zac Efron interpreta Andy, Sydney Lemmon vive Vicky e Ryan Kiera Armstrong é Charlie. Nomes como Michael Greyeyes, Kurtwood Smith, John Beasley e Gloria Reuben também fazem parte do elenco.

A quarta estreia da semana é “Dog – A Aventura de Uma Vida”, filme que conta a história do ex-soldado Jackson Briggs que, para conseguir um novo trabalho, precisará embarcar em uma jornada com Lulu, uma pastor belga. Porém, Lulu e Jackson estão longe de ser a personificação de doçura e amor. Mas para completar essa jornada ambos terão que aprender a conviver e abaixar a guarda. O filme dirigido por Reid Carolin e Channing Tatum é estrelado por Tatum, Bill Burr, Kevin Nash e Ethan Suplee.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por