Diário da Região
AR LIVRE

Centro Regional de Eventos tem sessões de cinema em formato drive-in em Rio Preto

Sesc promove sessões no Centro Regional de Eventos nesta quarta, 8, e quinta-feira, 9

por Francine Moreno
Publicado em 07/06/2022 às 20:16Atualizado em 08/06/2022 às 11:43
‘Curtindo a Vida Adoidado’ terá sessão nesta quarta, às 19h (Divulgação)
‘Curtindo a Vida Adoidado’ terá sessão nesta quarta, às 19h (Divulgação)
Ouvir matéria

Nos últimos dois anos, em que as opções de lazer foram reduzidas por causa da pandemia, as sessões dos cinemas drive-in voltaram a ser realizados em muitas cidades no Brasil. Em Rio Preto, o shopping Iguatemi promoveu em 2020 algumas sessões em seu estacionamento. Dentro do carro, o público pode assistir a sucessos de bilheteria, como "Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo" e "Sonic". Já no ano passado, o Cine Autorama realizou sessões ao ar livre no Centro Regional de Eventos.

Agora, o Sesc retomará o modelo de exibição dos charmosos drive-ins das décadas de 40 e 50. A unidade promoverá sessões gratuitas nesta quarta, 8, e quinta-feira, 9, no Centro Regional de Eventos. A grande vantagem do cine drive-in, além, claro, do distanciamento social, é a privacidade e o conforto de estar no seu veículo. O áudio do filme é transmitido por uma frequência que deve ser sintonizada no som do rádio.

Por aqui, os cinéfilos de plantão poderão assistir clássicos da década de 80 e 90. Para assistir as sessões é preciso retirar os ingressos 30 minutos antes de cada sessão na central de atendimento do Sesc Rio Preto ou no portal sescsp.org.br/riopreto.

O primeiro filme da programação é “Curtindo a Vida Adoidado”, um dos mais célebres trabalhos do cineasta John Hughes, que será exibido nesta quarta, 8, às 19h. O longa, que completou 36 anos de lançamento em 2022, narra as aventuras de Ferris Bueller e seus amigos matando um dia de aula.

O segundo filme da grade é “Edward, Mãos de Tesoura”, que foi lançado em 1990 e foi o primeiro de muitas parcerias entre o diretor Tim Burton e o ator Johnny Deep. Com Winona Ryder, Dianne Wiest, Anthony Michael Hall, Conchata Ferrell e Kathy Baker no elenco, o filme começa quando Peg Boggs descobre Edward, um jovem que possui apenas enormes lâminas no lugar de suas mãos. Ele passa a viver na casa da família, sendo amado por muitos, mas perseguido e usado por outros. O filme tem sessão nesta quarta, 8, às 21h30.

Outras duas obras norte-americanas serão exibidas nesta quinta-feira, 9. O primeiro, às 19h, é “Os Goonies”, filme lançado em 1985, produzido por Steven Spielberg e Chis Columbus e dirigido por Richard Donner. O filme, que marcou a infância e adolescência de muita gente e foi considerado um dos melhores e mais divertidos filmes dos anos 80, conta a história de um grupo de crianças desajustadas que descobre um mapa do tesouro pirata e embarca em uma jornada em busca de riquezas.

Já às 21h30, está programada a exibição do longa “Convenção das Bruxas”, que acompanha um garotinho que se depara com um clã secreto de bruxas e, com a ajuda de sua avó, embarca em uma grande aventura para impedir as vilãs de transformarem as crianças do mundo em ratos. O filme estreou em 1990 e traz a atriz Anjelica Huston no papel da Grande Bruxa-Mor.

A técnica de programação do Sesc Rio Preto, Ana Paula Dias, fala da importância de retomar essa forma de ver filmes, muito popular nas décadas de 50 e 60, nos Estados Unidos e que durante a pandemia foi retomada em algumas cidades do país. “No formato drive-in, o projeto apresenta quatro obras cinematográficas da década de 1980 que se fizeram presentes na formação de uma geração de espectadores. Para além de uma experimentação nostálgica, o projeto propicia um encontro entre gerações, uma vez que as sessões são assistidas de dentro de um automóvel, possibilitando a troca de experiências.”

PROGRAMAÇÃO

Hoje

  • Das 19h às 21h - 'Curtindo a Vida Adoidado' (140 pessoas)
  • Das 21h30 às 23h - 'Edward, Mãos de Tesoura' (236 pessoas)

Amanhã

  • Das 19h às 21h30 - 'Os Goonies' (236 pessoas)
  • Das 21h30 às 23h - 'Convenção das Bruxas' (236 pessoas)