Diário da Região
TEMPO DE APRENDER

Festival no Sesc Rio Preto terá oficinas gratuitas sobre astronomia

Os fãs de astronomia têm programação intensa no FestA! Festival de Aprender, realizado pelo Sesc Rio Preto a partir desta sexta, 5

por Salomão Boaventura
Publicado em 03/07/2024 às 23:42Atualizado em 04/07/2024 às 12:11
As pesquisadoras do grupo As Meteoríticas Amanda Tosi, Maria Elizabeth Zucolotto e Diana Andrade com o meteorito Santa Filomena, encontrado na cidade de Santa Filomena, em Pernambuco; fragmento que pesa cerca de 2,8 kg faz parte do acervo do Museu Nacional (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
As pesquisadoras do grupo As Meteoríticas Amanda Tosi, Maria Elizabeth Zucolotto e Diana Andrade com o meteorito Santa Filomena, encontrado na cidade de Santa Filomena, em Pernambuco; fragmento que pesa cerca de 2,8 kg faz parte do acervo do Museu Nacional (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Ouvir matéria

A partir desta sexta, 5, até o dia 14 de julho, o Sesc São Paulo realiza a 7ª edição do FestA! Festival de Aprender. O evento possibilita estímulo à experimentação e aprendizagem em tecnologias e artes por meio da partilha de conhecimentos, técnicas e projetos com artistas e profissionais.

Em Rio Preto, o Sesc traz o tema Astronomia e Ancestralidade, oferecendo 13 atividades gratuitas, entre oficinas, palestras, vivências, aulas abertas e bate-papos para todas as idades. Crianças menores de 12 anos deverão estar acompanhadas de um adulto.

Marcos Takeda, técnico de programação do Sesc Rio Preto responsável pelo FestA!, explica que a escolha desse tema foi pensada para fomentar um diálogo entre o conhecimento científico e as tradições ancestrais dos povos indígenas. “As atividades com o ativista e professor indígena Anthony Karai Poty e o Pajé Pitotó destacam a importância de valorizar e integrar os saberes dos povos originários na construção de novos conhecimentos. Isso tem o potencial de enriquecer a compreensão da astronomia, mostrando como a ancestralidade pode contribuir para o avanço da ciência e da tecnologia”, explica.

PROGRAMAÇÃO

A programação do FestA! em Rio Preto evidencia a integração entre ciência e cultura. “Com atividades que vão de pintura em aquarela de paisagens galácticas, observações astronômicas até caçadas de meteoritos, o evento tem uma abordagem diversificada, para atrair um público diverso e de todas as idades”, pontua Takeda.

Entre os destaques do Sesc Rio Preto estão as vivências “Crianças de estrelas vivência e observação solar”, com Teresinha Souza, astrônoma raiz do grupo Mulheres de Estrelas, que contará com observações do sol com telescópio, óculos especiais, bate-papo sobre o céu e universo, curiosidades astronômicas. Além disso, há a vivência “Meteoritos e rochas de crateras”, com o grupo de pesquisadoras e caçadoras de meteoritos da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) “As Meteoríticas” e do médico e pesquisador Nelson Falsarella; a atividade conta com bate-papo, exposição e contato com meteoritos encontrados em diversos locais do planeta.

Já os indígenas Anthony Karai Poty (Guarani Mbya) e Pajé Pitotó (Tupinambá Guarani) participam de dois bate-papos: “Astronomia indígena ancestral”, sobre os mistérios que envolvem o céu e suas relações com a vida sob as perspectivas dos Povos Guaranis, e “A Via Láctea e A História de Tapirapé”, em que o público terá a oportunidade de ouvir, conhecer e debater sobre a rica história de Tapirapé: O caminho da Anta, ou Via Láctea (como é conhecida a galáxia do Sistema Solar pela cultura ocidental eurocêntrica).

“As expectativas são que o público se inspire e vislumbre as conexões entre passado, presente e futuro, valorizando as tradições ancestrais. Também é uma oportunidade de conhecer e experimentar a programação que o Espaço de Tecnologia e Artes oferece durante o ano todo nas unidades do Sesc SP, com um leque de ações que envolvem as artes visuais e as diversas tecnologias que nos cercam”, conclui Takeda.

‘O futuro é ancestral’

Partindo da ideia inspiradora “O futuro é ancestral”, presente no texto de Katiúcia Ribeiro, publicado na Le Monde Diplomatique, em novembro de 2020, e no livro homônimo de Ailton Krenak (2022), a 7ª edição do festA! celebra a ancestralidade em saberes e fazeres, aproximando o público de outras cosmovisões, práticas e percursos criativos.

Além disso, o FestA! tem como um dos seus principais objetivos contribuir para a transmissão de conhecimentos, por meio de ações de desenvolvimento artístico e cultural, apresentando atividades que proponham a democratização, a troca e a multiplicação de saberes por meio do fazer artístico.

Celebrando o prazer em aprender e estimulando e valorizando o potencial criativo e poético de cada pessoa, o projeto é também um convite a conhecer a programação regular de atividades formativas em Artes Visuais, realizadas, durante todo o ano, nas unidades do Sesc.

“Por meio dessa realização, o Sesc impulsiona sua ação nas linguagens de tecnologias e artes, desenvolvidas em atividades permanentes, com objetivo de promover o bem-estar social. A partir de uma perspectiva socioeducativa, a instituição incentiva, ainda, a valorização da diversidade de manifestações culturais, a prática da convivência, e o exercício da ‘florestania’: cidadania que contempla todos os seres da natureza”, diz o diretor do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina. (SB)