SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 19 DE AGOSTO DE 2022
OLÍMPIA

Festival do Folclore de Olímpia resgata manifestações culturais

Evento reúne mais de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos

Francine Moreno
Publicado em 05/08/2022 às 20:52Atualizado em 05/08/2022 às 21:43
Espetáculo de abertura contará com a participação de mais de 450 pessoas (Divulgação)

Espetáculo de abertura contará com a participação de mais de 450 pessoas (Divulgação)

Reconhecida como a capital nacional do folclore, Olímpia, localizada a cerca de 50 quilômetros de Rio Preto, dá início neste sábado, 6, a edição 2022 do Festival do Folclore (Fefol), um dos maiores e mais importantes do país. Até o dia 14 de agosto, a cidade será movimentada pelas tradições de grupos folclóricos de mais de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de norte a sul do país. A abertura terá início às 19h, no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, com a abertura do Pavilhão Cultural e o lançamento do anuário da edição.

O espetáculo que abre o evento contará com a participação de mais de 450 pessoas, entre elas alunos da rede municipal e estadual, alguns grupos parafolclóricos e funcionários e amigos da Educação Municipal. O tema do espetáculo é “O Folclore Pulsando em Olímpia: Santa Catarina e todo Brasil em um só Coração” e fará referência ao Estado de Santa Catarina, em especial à Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis, grupo homenageado nesta edição. O público irá conhecer também a música-tema do evento em 2022. Trata-se de uma versão da canção “Olímpia, Cidade-Moça”, da dupla sertaneja Tonico & Tinoco”.

O tema do festival é “Olímpia é o folclore brasileiro” e o objetivo é mostrar a diversidade cultural do país. Neste domingo, 7, às 10h, a programação começa com a missa em ação de graças, na igreja matriz de São João Batista. O recinto será dividido em diversos espaços. Crianças e adolescentes terão uma grade especial no evento, que contará com a gincana de brincadeiras tradicionais infantis, o Folclorança e o Minifestival, que promoverá atividades com objetivo de despertar o interesse sobre o folclore brasileiro.

Neste ano, o festival celebra o Jubileu de Dália. Atividades culturais, recreativas e educacionais também integrarão a programação. Todas as ações são gratuitas. O objetivo principal do Festival de Folclore, desde o início, é preservar e manter a cultura popular e tradicional do passado, fortalecendo e divulgando o folclore e suas raízes. O evento busca ainda promover uma integração sociocultural entre vários grupos do Brasil, em um clima de confraternização e harmonia, para difundir a cultura popular e as tradições de todos os Estados.

Democrático, o evento vai reunir grupos representantes de 18 estados brasileiros. Serão 56 participantes, sendo 32 grupos visitantes, 22 de Olímpia e duas apresentações de orquestras. Do total, 35 grupos são folclóricos e os demais parafolclóricos, sendo sete inéditos.

Serviço

58º Festival do Folclore. De sábado, 6, a 14 de agosto, em Olímpia. Informações: www.folcloreolimpia.com.br.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por