Diário da Região
FESTA DO AXÉ

Terceira edição do FestAxé começa neste sábado em Rio Preto

Evento acontece nos dias 15 e 20 de novembro, com música, capoeira, oficinas, gastronomia e exposição sobre as tradições de matriz africana

por Da Redação
Publicado há 9 horasAtualizado há 12 minutos
FestAxé chega a terceira edição como um espaço de celebração, respeito e valorização das raízes afro-brasileiras (Marcos Morelli/Pref. Rio Preto/Arquivo)
Galeria
FestAxé chega a terceira edição como um espaço de celebração, respeito e valorização das raízes afro-brasileiras (Marcos Morelli/Pref. Rio Preto/Arquivo)
Ouvir matéria

Rio Preto se prepara para celebrar a cultura afro-brasileira com a 3ª edição do FestAxé, que acontece nos dias 15 e 20 de novembro de 2025. O evento reúne música, dança, capoeira, oficinas, comidas e artesanato, exaltando a força e a diversidade das tradições de matrizes africanas da cidade. Neste sábado, 15, o FestAxé acontece no Lago 1 da Represa Municipal de Rio Preto, das 15h30 às 18h30.

O FestAxé realizou seu primeiro encontro em 2022, no Dia da Consciência Negra, com o objetivo de dar visibilidade às religiões de matriz africana do município. Desde então, a mostra se consolidou como uma celebração anual da ancestralidade afro-brasileira, com apoio da Secretaria da Cultura e reconhecimento da Lei Municipal 85/2025.

O EVENTO

Com o tema “A fé que une, a ancestralidade que resiste”, a programação reunirá representantes das casas de matriz africana, artistas e praticantes de diferentes tradições em um ato inter-religioso, apresentações culturais e rodas de pontos cantados. O intuito é fortalecer o diálogo e combater a intolerância religiosa, além de convidar a comunidade a valorizar as tradições e o papel das casas de axé na preservação cultural e espiritual.

O FestAxé contará ainda com rodas de capoeira, feira de artesanato, maculelê, roda de samba e outras manifestações de ancestralidade afro-brasileira. Segundo os organizadores, toda a programação é aberta ao público.

A capoeira terá papel de destaque no evento. “É de suma importância a capoeira estar presente nesse evento que celebra a umbanda e consciência negra, porque a copeira conta história do Brasil, a capoeira mantém acessa a chama da história do Brasil. Mesmo depois de ter tentado ser oprimida, a capoeira está em todas ou quase todas, manifestações do Brasil”, afirma Mestre Largatixa, que levará a capoeira ao FestAxé.

Entre as manifestações culturais apresentadas no FestAxé 2025 está o Maculelê. “Essa é uma manifestação cultural e espiritual, que faz parte da história brasileira. É algo que performamos, de forma que dê continuidade a nossa história, que lutamos pra manter nossas culturas e vencer preconceitos. Maculelê é uma realização afro-indígena”, conta Juá Kariri, integrante da Abadá Capoeira.

Robson Vicente, secretário municipal de Cultura, ressalta a importância institucional do evento: “O FestAxé é um espaço de celebração, respeito e valorização das nossas raízes afro-brasileiras. Ao reunir artistas e as Casas de Matriz Afro-brasileira de Rio Preto, a mostra reafirma o compromisso da cidade com a pluralidade e com o reconhecimento das expressões culturais que formam a nossa identidade. Como homem negro e como gestor público, considero essencial que a cultura afro-brasileira ocupe seu lugar de destaque”, ressalta o secretário.

CONSCIÊNCIA NEGRA

No dia 20 de novembro, o FestAxé continua no Complexo da Swift. A abertura oficial será com despacho de Exu, às 9h, como início espiritual. Haverá oficinas culturais, almoço e apresentações ao longo do dia.

A Yalorixá Mônica de Oyá, da Associação Espírita Senhora dos Ventos (Ilê Ase Oya Oju Momo), uma das organizadoras do evento, destaca a diversidade das barracas e das oficinas. Segundo ela, a barraca dirigida por ela terá como tema Pomba Gira, entidades ligadas a questões de amor, financeiro e beleza, e oferecerá vestimentas, joias, paramentas e artesanatos. Na gastronomia, o público poderá encontrar iguarias como o bobó de palmito, prato típico inspirado na culinária baiana. Mônica também ministrará uma oficina de turbante. “O turbante não é só estética, ele faz parte da nossa história, é muito significativo pra nossa religião”, explica.

O encerramento está previsto para as 18h, com uma oferenda coletiva na figueira sagrada e entrega simbólica de frutas aos caboclos.

Às 19h, está programado um encontro inter-religioso no Teatro Paulo Moura, reunindo lideranças espirituais de diferentes religiões ressaltando o respeito a todo tipo de fé por meio do diálogo. (Colaborou Dandara Caroline)

Axé na arte

Até o dia 22 de novembro, o FestAxé também está presente na Casa de Cultura Dinorath do Valle com exposição que homenageia as Casas de Matrizes Africanas do município. A mostra apresenta fotografias, manequins com trajes de Orixás, um altar de Umbanda e vídeos produzidos por religiosos e pesquisadores locais. A visitação é gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 17h.

Paralelamente, até 23 de novembro, a Mostra de Artes e Cultura Africana apresenta 30 obras, pinturas e esculturas, de 26 artistas da região, entre eles Araguaí Garcia, Cleone Ribeiro, Daniel Firmino, Eliara Bevilacqua, Eloisa Mattos, Elton Marangoni, Gerotto, Jair Lemos, Jane Arroyo, Jesser Valzacchi, Josane Biscegli Pasiane, Josiani Sabino, Luciane D’Alessandro, Luis Antônio Cossi, Marcelo Lopes, Maria Helena Curti, Odamim G. Cury, Odamim R. Serafim, Patrícia Buzzini, Regina Garbellini, Rodrigo Silva, Terezinha Bília, Mariah, Thomaz Vita Neto, Wesley S. Estácio, Wilde M. Arruda e Xico Oliveira. (DC)

Programação

15 de novembro

15h30 – Abertura com texto sobre o Dia da Umbanda, por Simone e Pai Fernando. Apoio: Ana Cleide (Caboclo Sete Flechas) e Natália (Folha Seca). Ritos de despacho de Exu, defumação e execução do Hino da Umbanda

16h00 – Saudação às linhas da Umbanda, com Deivid, Kauê e participação dos Ogãs

16h30 – Apresentação de Capoeira, com Mestre Largatixa

17h00 – Apresentação de Maculelê, com Gisele Juá

17h30 – Encerramento com Samba de Roda, com Kauê e Deivid

18h30 - Encerramento

20 de novembro

9h - Despacho de Exu

9h30 às 10h30 - “Contos e Saberes dos Pretos Velhos e a Escravidão”, com Richelly (Casa Vó Ana), e “Saberes da Dança”, com professor John

10h30 às 11h30 - “Saberes das Ervas”, com Pai Gilbert (Casa Folha Seca), e “Saberes das Vestes e Oficina de Turbante”, com Yá Mônica (Casa Senhora dos Ventos)

11h30 às 12h30 - Saberes do Autoconhecimento: “O Despertar da Consciência na Religião de Matriz Africana”, com Yá Márcia

12h30 às 14h - Almoço Cultural

14h às 18h - Tarde Cultural marcada por apresentações e expressões artísticas afro-brasileiras

19h – Encontro Ecumênico no Teatro Paulo Moura

Orientações ao público

Vista-se de branco, leve sua garrafa de água, evite bebidas alcoólicas e respeite o espaço público

Comitê organizador

Neste ano, o FestAxé ganha força ao ser conduzido por um comitê formado por sacerdotes, mães e pais de santo e apoiadores ativos da realização, reforçando o caráter comunitário e religioso do evento.

Fonte: Organizadores