TEATRO

Espetáculo inspirado em Frankenstein abre circulação

Com estreia em Jales peça teatral percorre cidades paulistas, com apresentações gratuitas em Rio Preto

por Dandara Caroline*
Publicado há 5 horasAtualizado há 1 hora
Atores da companhia Cia de 2 (Divulgação)
Galeria
Atores da companhia Cia de 2 (Divulgação)
Ouvir matéria

Em circulação comemorativa pelos seus 20 anos de trajetória, a Cia de 2 leva ao público o espetáculo “Frankenstein Circo”, uma releitura teatral do clássico da escritora inglesa Mary Shelley. A montagem chega a Rio Preto nos dias 24 e 25 de março, com entrada gratuita, após passar por Jales, onde irá realizar a pré-estreia e estreia.

A circulação tem início em Jales, que recebe os primeiros encontros com o público. A pré-estreia acontece no dia 20, sexta-feira, às 14h, no Teatro Municipal, em sessão voltada para estudantes da rede municipal. Já a estreia oficial ocorre no dia 21, às 20h, aberta ao público em geral, marcando o início da turnê comemorativa da companhia.

Inspirada na obra publicada originalmente em 1818, considerada a primeira ficção científica da história, a peça propõe uma adaptação que dialoga com diferentes linguagens artísticas e releituras já realizadas para teatro, cinema e televisão. O romance, lançado anonimamente devido às restrições sociais e de gênero da época, só anos depois passou a trazer o nome da autora em suas edições.

Após o trabalho “Moby Dick e os Caçadores de Baleia”, a companhia volta-se a um dos maiores marcos da literatura mundial, mantendo como eixo de criação a investigação do humor em diversas vertentes, que vão da bufonaria ao teatro do absurdo, com forte presença da palhaçaria.

Na nova montagem, a narrativa ganha contornos do universo circense. A encenação aposta em elementos de freak show, estética steampunk, cenografia de grande porte e figurinos elaborados. A trilha sonora, executada ao vivo pelos próprios atores, percorre toda a peça com influências do rock, criando uma atmosfera que transita entre tragédia, humor e fantasia.

Segundo o diretor Jonas di Paula, o espetáculo marca um momento importante na trajetória do grupo. “Esse é o projeto mais maduro da companhia pela amplitude e qualidade da proposta, que coincide com os 20 anos da Cia de 2”, afirma.

A direção musical é assinada por Renato Navarro, que constrói uma sonoridade baseada em riffs de guitarra e na energia de uma banda circense de rock pesado, incorporando também ritmos ligados ao universo do circo e da palhaçaria.

Além da proposta estética, o espetáculo mantém diálogo com os temas centrais do romance original, como preconceito, exclusão e crítica social aspectos que, segundo a companhia, se conectam diretamente com sua pesquisa artística.

A montagem também presta homenagem à tradição do circo-teatro brasileiro, linguagem popular que historicamente combina humor e dramaturgia para abordar questões sociais.

Contemplado pelo edital ProAC 22/2024, o projeto prevê apresentações em quatro cidades do Estado de São Paulo. Após Jales e Rio Preto, a circulação segue para Caraguatatuba e São José dos Campos. Em todas as cidades, a entrada é gratuita, e podem ser retirados com 1h de antecedência nas bilheterias dos teatros.

Programação

Março

Jales

Dia 20, às 14h - pré-estreia

Dia 21, às 20h – estreia

Local: Teatro Municipal de Jales - Rua Oito, 2270, centro

Rio Preto

Dia 24, às 20h

Dia 25, às 20h

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto – Av. Brigadeiro Faria Lima, 5381, Vila São José

Retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo, na bilheteria do teatro

Caraguatatuba

Dia 27, às 20h

Dia 28, às 20h

Local: Teatro Mário Covas – Av. Goiás, 187

Abril

São José dos Campos

Dia 10, às 20h

Dia 11, às 20h

Local: Teatro Municipal – Rua Rubião Júnior, 84, 3º andar Shopping Centro

Classificação indicativa: 12 anos.

Estagiária sob supervisão