Escritor Artur Ribeiro Cruz lança sua nova obra nesta segunda-feira em Rio Preto
A nova obra do autor explora os limites entre sanidade, fé e violência

O professor de Linguagens e escritor Artur Ribeiro Cruz lança, nesta segunda, 27, sua mais nova obra, “Estação do Sacrifício”, em evento realizado no Espaço Fifty2, com promoção do Clube Hathor.
Artur Ribeiro Cruz é autor de “Semanário do corpo”, pela Editora Patuá, e “Vagalumes sem noite” pela Editora Litteralux, obras que revelam sua escrita sensível e introspectiva. Em 2009, publicou, em coautoria com o professor Antônio Manoel dos Santos Silva, o livro “O cineasta e a margem do rio imaginário”. Agora, com “Estação do Sacrifício”, o autor amplia suas reflexões sobre a culpa, a memória e os limites da condição humana.
Ambientado entre os trilhos da memória e os corredores sombrios de um hospital psiquiátrico-prisional, “Estação do Sacrifício”, mergulha nas zonas mais densas da mente e da culpa humanas. Com uma escrita que combina tensão psicológica e reflexão social, o autor revisita um crime ocorrido em 1987 para investigar não apenas o mistério do suposto filicídio, mas também os limites entre loucura, fé e redenção.
Na obra, o leitor acompanha o percurso de João Matias, internado há três décadas após ser acusado de matar o próprio filho, e de Tiago Carvalho, o professor que, ao tentar compreender o passado do conterrâneo, acaba confrontado por seus próprios fantasmas. A narrativa fragmentada, construída por múltiplas vozes, incluindo o diário do garoto morto, revela uma trama em que memória, trauma e escrita se confundem, compondo um retrato sensível e perturbador das formas de aprisionamento, tanto físicas quanto existenciais.
“Tenho a expectativa de reencontrar pessoas queridas com as quais convivi durante quase 20 anos morando em Rio Preto. Por outro, fiz questão de escolher a cidade para o lançamento do romance porque aqui iniciei meu projeto literário. É um momento de celebração aos reencontros e ao amor pela literatura”, afirma o autor.
O Espaço Fifty2 fica localizado na rua Jair Martins Mil Homens, 170, Nova Redentora.
* Estagiária sob a supervisão de Salomão Boaventura