Encontro debate ciclos femininos
Roda de conversa com Carol Petrolini, mediada por Daniela Águas, discute menarca, menopausa e tabus femininos no Sesc Rio Preto

Nesta terça-feira, dia 10, às 19h30, a Biblioteca do Sesc Rio Preto abre espaço para um tema que, por décadas, foi tratado em voz baixa: os ciclos do corpo feminino. Em uma roda de conversa gratuita e aberta ao público, a psicóloga e escritora Carol Petrolini e a mediadora Daniela Águas conduzem um diálogo que parte da literatura para atravessar experiências físicas, emocionais e culturais que vão da menarca à menopausa — e além.
O encontro gira em torno dos livros “A lua de Alice” e “Depois da última lua”, nos quais Carol aborda, de forma poética, as transformações que marcam o percurso biológico feminino.
Segundo Daniela Águas, a iniciativa faz parte de um movimento de enfrentamento de tabus históricos. “Penso que o trabalho que a Carol tem feito com seu livro, e eu, por meio das mediações com ela, é fundamental para quebrar o tabu e promover um espaço acolhedor e seguro para as mulheres trocarem informações, sensações e sentimentos sobre o que cada uma de nós passa, desde a menarca até a menopausa e depois dela também. Para mim, é uma honra poder participar deste movimento”, afirma.
Para Daniela, essa participação é urgente. “Isso pode evitar muito mal-estar entre casais, por exemplo, e também reduzir constrangimentos nas escolas, como situações relacionadas à menstruação.”
A mediadora lembra que, por muitos anos, mulheres de gerações anteriores atravessaram essas fases em silêncio. “Primeiro, porque não existia abertura para falar sobre isso. Muitas passaram pela menarca sem saber o que estava acontecendo com o próprio corpo.”
Ela reconhece que nem todas as mulheres sentem intensamente os efeitos dos ciclos, mas destaca que a maioria vivencia alterações físicas e emocionais. “Poder dar espaço para que essa conversa floresça pode ajudar muitas de nós a compreender o que se passa nesses períodos e, desta forma, encará-los de maneira diferente, com informação e acolhimento.” (Colaborou Dandara Caroline)