Diário da Região

Em fevereiro, ações gratuitas do Agrupamento Robo.Art unem arte e tecnologia

Quinta Aberta e ciclo formativo convidam público a experimentar arte tecnológica de forma acessível

por Dandara Caroline*
Publicado há 4 horasAtualizado há 4 horas
Estúdio performático realizado pelo Agrupamento (Divulgação)
Galeria
Estúdio performático realizado pelo Agrupamento (Divulgação)
Ouvir matéria

Em tempos de avanços da inteligência artificial (IA), o Agrupamento Robo.Art, de Rio Preto, propõe experiências que unem arte e tecnologia. Durante fevereiro, o público poderá participar gratuitamente de exposições e oficinas que exploram o diálogo entre corpo, imagem e sistemas interativos na sede do Agrupamento.

A primeira ação acontece nesta quinta-feira, 19, às 20h, na sede do grupo, com a edição do Quinta Aberta. O público terá acesso a obras de artistas residentes e convidados, além de participar de roda de conversa sobre processos criativos que envolvem tecnologias como realidade virtual, projeções 2D, 3D e IA, eletromagnetismo e outras.

Entre os destaques está a videoinstalação multiplataforma “Presságio: Memórias Líquidas para Futuros Incertos”, de Vinicius Dall’Acqua, que combina dança e tecnologia para investigar a relação entre corpo físico e virtual. Também será exibida “Relevâncias”, de Giselda Cristina Rego, que explora o corpo feminino como território de memória e criação, com escultura em baixo-relevo, videoarte e projeção mapeada com IA, incluindo recursos de acessibilidade como textos em braille.

A instalação “Fluxo Invisível”, de Gustavo Arão, convida o público a perceber o eletromagnetismo presente no cotidiano, reunindo motores, bobinas e circuitos eletrônicos em uma experiência sensorial.

“Queremos mostrar que arte tecnológica não é distante nem inacessível. A ideia é abrir processos, compartilhar pesquisas e estimular que as pessoas experimentem, errem e criem”, afirma Elissa Pomponio, integrante da Robo.Art.

De 23 a 26 de fevereiro, o ciclo de oficinas “Prototipagens do Futuro”, no Distrito de Engenheiro Schmitt, oferece quatro atividades gratuitas para pessoas a partir de 16 anos, incluindo Performance na Palhaçaria, Interatividade em Projetos Artísticos, Gambiarra Tecnológica e Videomapping e Artesanias Visuais. As inscrições são feitas pelo Instagram @robo.art.br, enquanto houver vagas.

SERVIÇO

Quinta Aberta

Quando: 19/2, às 20h

Onde: sede do Agrupamento Robo.Art – Rua Doutor Presciliano Pinto, 1355, Boa Vista – São José do Rio Preto/SP

Entrada: gratuita

Ciclo formativo Prototipagens do Futuro

Quando: 23 a 26/2

Onde: Parque dos Esportes e da Cultura de Engenheiro Schmitt

Público-alvo: a partir de 16 anos

Inscrições: gratuitas, via formulário no Instagram @robo.art.br

Programação:

Oficina Videomapping e artesanias visuais, com Elissa Pomponio

Quando: 26/2, das 16h às 22h

Vagas: 15

Oficina Interatividade em projetos artísticos, com Vinicius Dall’Acqua

Quando: 24 e 25/2, das 14h às 18h

Vagas: 15

Oficina Gambiarra tecnológica, com Gustavo Arão

Quando: 24/2, das 19h às 22h

Vagas: 15

Oficina Performance na palhaçaria, com Fabiana Pezzotti

Quando: 23/2, das 14h às 18h

Vagas: 15

* Estagiária sob supervisão de Salomão Boaventura