Designer de Rio Preto conquista medalha no Prêmio do Design Brasileiro 2025
João Maiolini integra equipe do Estúdio Caxa premiada pela criação de identidade visual de estúdio de arquitetura no Canadá

O designer gráfico e docente do Senac João Maiolini, de Rio Preto, ganhou medalha de bronze no Prêmio do Design Brasileiro (BDA), a principal premiação de design gráfico do Brasil. A cerimônia aconteceu na última segunda-feira, 15, em São Paulo.
O prêmio – na categoria Design Gráfico, subcategoria Design de Marca Pequenas e Médias Empresas – foi para projeto que criou a identidade visual para a marca Studio Mangue, da arquiteta alagoana Vivian Gomes, que mora no Canadá.
O Estúdio Caxa, criado por Vitor Brito Pereira e Renato Brito Mamede, responsável pelo projeto, recebeu outras duas medalhas de bronze na mesma noite com outros trabalhos.
“Neste ano, trabalhei em alguns projetos com o Estúdio Caxa, que ganhou três medalhas de bronze. O projeto que participei mais ativamente foi a criação da identidade visual do Studio Mangue, que desenvolvemos durante quase um mês, desde a parte de reunião, concepção até alinhamentos e apresentação com a cliente. Nesse projeto, trabalhei com a Laura Nunes, designer de São Paulo, e com o Vitor e o Renato, os donos do estúdio”, conta João.
João conta que o trabalho do Estúdio Caxa é híbrido. “O Vitor mora em Portugal, o Renato mora em São Roque, eu estou em Rio Preto. O estúdio é muito colaborativo, é um lugar em que eu me desenvolvi muito como designer. Foi muito legal fazer esse projeto com eles”, ressalta.
“Acredito muito que o processo de uma marca nunca é realizado de forma solitária, mas é muito colaborativo. Apesar de estarmos distantes, temos sempre maneiras de estarmos juntos, tanto conversando digitalmente, como trocando ideias em boards digitais em parceria do estúdio com o cliente. O processo que aprendi com o Estúdio Caxa foi muito massa”, completa.
Inspiração
Essa é a terceira medalha que João ganha no PBD. Nos anos de 2023 e 2024, o designer ganhou medalhas por projetos de fonte e de identidade visual, também pelo Estúdio Caxa. “Essa sensação de voltar com uma medalha para Rio Preto é muito massa, muito bom”, pontua o designer.
“Quando a gente vê que o prêmio conta com um júri de vários designers reconhecidos, famosos no meio profissional é surpreendente. É muito gratificante voltar para Rio Preto com um reconhecimento desse, principalmente porque são os profissionais mais renomados do Brasil”, ressalta.
O desejo de João é que a premiação sirva de inspiração para futuros designers. “Morei um tempo em São Paulo e voltei para Rio Preto. Uma grande meta que tenho é tentar inspirar o regional, para mostrar que é possível chegar até esses prêmios. Isso porque aqui, às vezes, existe uma sensação de que é muito difícil, que Rio Preto não tem tantos cursos de design, que aqui é mais voltado para a publicidade. Por isso, quero movimentar essa comunidade e inspirar futuros designers. Essa é minha meta, porque eu curto muito educação, é uma coisa que faz todo sentido para mim”, conclui João.
O prêmio
O BDA - Prêmio Brasileiro de Design (anteriormente conhecido como Brasil Design Award) é considerado a principal e mais abrangente premiação de design do Brasil. Realizado anualmente desde 2009 pela ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design), o prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional.
A edição de 2025 adotou o conceito “Colaborar e Transformar”, culminando em uma cerimônia de premiação realizada na Sala São Paulo em dezembro. Os vencedores recebem um selo de qualidade que serve como métrica de sucesso para o mercado e investidores.
O prêmio é aberto a profissionais, agências e também possui uma categoria dedicada a estudantes. Em 2025, a premiação contou com 14 categorias principais que abrangem áreas como Design de Produto, Design de Embalagem, Design Visual e Design de Impacto Positivo. Além da estética, o júri avalia critérios como inovação, funcionalidade, sustentabilidade e o impacto do projeto nos negócios e na sociedade.