Daniel Rodrigues faz palestra nesta quarta, no projeto ‘Bem-Estar no Riopreto Shopping’
O empresário Daniel Rodrigues faz a palestra deste mês do projeto “Bem-Estar no Riopreto Shopping”; ele fala sobre “Cultura Inovadora Humanizada”, a partir das 19h, em frente à loja Cacau Show

Daniel Rodrigues é um empreendedor que não para. Após receber diversos prêmios de inovação a partir dos resultados conquistados na CCLi Consultoria Linguística e de preparar o lançamento de seu segundo livro, o empresário realiza nesta quarta-feira, dia 22, a palestra “Cultura Inovadora Humanizada”, na nova edição do projeto “Bem-Estar no Riopreto Shopping”. Com participação gratuita, a palestra acontece a partir das 19h, em frente a loja Cacau Show.
Durante a palestra, Daniel compartilha sua experiência de empreendedor que construiu, na prática, seis pilares que dão consistência e força para uma cultura que promove a inovação de maneira humanizada.
“Como empreendedor, sempre tive essa visão de que a cultura do negócio é o grande diferencial estratégico e competitivo. A CCLi nasceu como uma empresa muito pequena, só comigo, eu era o único consultor. Conforme fui começando a fazer a formação da equipe, fui trabalhando o desenvolvimento da cultura, que depois se fortaleceu com os pilares da cultura inovadora humanizada que virou o livro e palestra”, conta.
Segundo o empresário, a palestra compartilha na prática a forma que a CCLi Consultoria Linguística estruturou sua cultura de inovação humanizada que a fez conquistar o destaque nacional no MPE Brasil e o Prêmio Nacional de Inovação.
“Em 2019, conquistamos o Prêmio Nacional de Inovação justamente por conta dessa cultura inovadora humanizada. Nosso time foi crescendo e se desenvolvendo. Hoje, estamos com equipe nas cinco regiões do Brasil, todos trabalhando de maneira 100% remota, justamente por conta da força que temos nos pilares da nossa cultura, que permite nos reinventar e nos transformar ao longo dessas fases todas que vivemos”, pontua.
O projeto
A palestra “Cultura Inovadora Humanizada” faz parte do ciclo de palestras “Bem-Estar no Riopreto Shopping”. O evento é realizado pela revista Bem-Estar, publicação encartada aos domingos no Diário, em parceria com o centro de compras.
O projeto acontece toda terceira quarta-feira do mês e traz palestras com temas diversificados, os quais incluem saúde física e mental, cultura, comportamento, entre outros.
A iniciativa visa proporcionar conteúdo de qualidade e atualizado aos leitores da revista e aos frequentadores do shopping.
A ideia é compartilhar informações relevantes para as pessoas poderem cuidar tanto de sua saúde mental quanto física.
Os seis pilares
Na palestra do ciclo “Bem-Estar no Riopreto Shopping”, Daniel fala sobre os pilares que formam a bússola da cultura inovadora humanizada. Eles são analisados sequencialmente para ajudar no desenvolvimento das forças internas propulsoras da cultura inovadora. Eles são divididos em duas dimensões, a interna e a externa.
Dimensão interna
1. Propósito: tudo começa pelo porquê fazemos o que fazemos. Para conseguirmos viabilizar os resultados desejados com a inovação, é importante entendermos sobretudo porque devemos inovar e porque a empresa em que trabalhamos existe no mercado para que conectemos esse porquê ao resultado.
2. Liderança: a liderança tem como principal desafio garantir que o propósito da empresa esteja sempre vivo no dia-a-dia e que faça parte da sua cultura, ou seja, o jeito que fazemos o que fazemos em nosso negócio está diretamente conectado com nossa entrega de valor, facilitando, assim, que todo e qualquer alinhamento dentro da empresa para buscar os resultados sejam orientados ao seu propósito.
3. Pessoas: com o propósito bem definido e uma liderança capaz de disseminá-lo na empresa, é importante formar uma equipe com valores convergentes aos do negócio e com as competências necessárias para ajudar nessa entrega do propósito. A equipe é que faz a empresa e que garante seus resultados, inclusive nas inovações. É um dos pilares essenciais e fecha a dimensão interna dos pilares.
Dimensão externa
4. Ambiente: é o pilar de transição do interno para o externo e, por isso, é dividido em 3 tipos:
a) o ambiente psicológico que está diretamente conectado ao pilar pessoas que o antecede
b) o ambiente físico
c) o ambiente externo.
O ambiente como um todo é fundamental para que a cultura possa se materializar na prática e que a inovação possa fazer parte da vida das pessoas da empresa.
5. Processos: é o pilar que organiza o jeito que as coisas acontecem na empresa. Vale ressaltar que, como todos os demais pilares, ele é diretamente vinculado aos seus anteriores. Assim, a visão é a de que os processos devem ser capazes de garantir coordenadas práticas para o que deve ser feito para que o propósito possa ser entregue pelas pessoas que fazem parte do ambiente da empresa. Essa é a força deste pilar que é fundamental para garantir os resultados.
6. Resultados: é o último, mas não menos importante, de todos os pilares. Só é inovação uma ação que provoca um impacto direto nos resultados do negócio. Esse pilar é fundamental para garantir a sustentabilidade da empresa e dar força à sua cultura de inovação.
Fonte: Daniel Rodrigues
Lançamento de livro
Depois de dois anos do lançamento de “Cultura Inovadora Humanizada – Os pilares para desenvolver uma cultura inovadora de brilho nos olhos!”, Daniel lança seu segundo livro “Cultura Inovadora Humanizada na Prática!”.
O evento acontece nesta quinta, 23, a partir das 8h, no cinema do Riopreto Shopping. A reserva do livro, por R$ 80, garante a entrada no evento. Os exemplares podem ser reservados por meio do site Sympla.
“Agora, temos a oportunidade de lançar um segundo livro, no qual agora eu convido 18 especialistas, três para cada um dos pilares, para trazer casos práticos de como cada especialista contribui para ajudar quem precisa de apoio para reforçar, desenvolver e construir cada um desses pilares. No lançamento, todos esses especialistas farão uma palestra, estilo Ted Talk, vai ser bem dinâmico, bem bacana. Será uma manhã de muito conteúdo e networking”, ressalta Daniel.