SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 06 DE JULHO DE 2022
EVENTOS CULTURAIS

Cubano Miguel Alonso comanda workshop e apresentação no Núcleo Flavia Piquera, em Rio Preto

Flavia Piquera e Kauê de Oliveira trazem para Rio Preto o dançarino cubano Miguel Alonso, referência em dança flamenca

Francine Moreno
Publicado em 23/06/2022 às 20:58Atualizado em 24/06/2022 às 09:47
Bailarino cubano Miguel Alonso (Divulgação)

Bailarino cubano Miguel Alonso (Divulgação)

Idealizadores do Metal Madeira, projeto que recorre à dança e à musicalidade da cultura flamenca no desenvolvimento de potencialidades entre crianças e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, a dançarina Flavia Piquera e o percussionista Kauê de Oliveira mantém em Rio Preto ainda um núcleo dedicado à arte flamenca. Trata-se do Núcleo de Arte Flamenca Flavia Piquera, localizado na rua General Glicério, na Vila Maceno.

No projeto Metal Madeira, a dupla oferece uma série de atividades interligadas à cultura da dança flamenca e percussão para crianças e jovens, de 6 a 14 anos, no bairro Nova Esperança, na Zona Norte. Já no Núcleo de Arte, que é uma escola particular, a dupla oferece aulas especializadas, aulas de dança flamenca e percussão flamenca e popular. O Núcleo também conta ainda com uma loja de roupas e acessórios, cuja renda é revertida para o projeto Metal Madeira.

Para dar continuidade às atividades realizadas no Metal Madeira, o Núcleo de Arte promove outras ações para arrecadar verbas. A próxima acontece nesta sexta-feira, 24, quando Flavia Piquera e Kauê de Oliveira trazem para Rio Preto o dançarino cubano Miguel Alonso, referência em dança flamenca, para dar um workshop de nível básico, a partir das 19h, e nível intermediário, a partir das 20h40. Interessados podem se inscrever pelo telefone (17) 99264-4537 (Whatsapp). As vagas são limitadas.

Já no sábado, 25, será realizada a noite cultural “Tablao Flamenco” com apresentação de música e dança flamenca com participação de Kauê de Oliveira, André Madi, Flavia Piquera e alunos do Núcleo de Arte. Miguel Alonso será o convidado especial da noite. Parte da renda da venda dos ingressos será revertida para a manutenção do projeto social Metal Madeira. A primeira sessão, às 19h, já está com as entradas esgotadas. No entanto, ainda há ingressos para a sessão das 21h.

Flavia Piquera afirma que Miguel Alonso é o primeiro bailarino de dança flamenca de Cuba. Hoje, ele mora no Brasil e é considerado o melhor bailarino do país. “Nessa apresentação levaremos o público em uma viagem para Andaluzia, na Espanha, em um ambiente tipicamente caracterizado.” No “Tablao Flamenco” também será vendido bebidas e petiscos típicos da Espanha. O evento vai contar uma loja com produtos do universo flamenco. O convite da noite cultural custa R$ 45 (com direito a um copo de Tinto de Verano, bebida típica da Andaluzia, mas especificamente da região de Jerez de la Frontera).

O Metal Madeira tem sua origem em Rio Preto, há mais de três décadas, quando Kauê voltou para sua cidade natal após longa temporada na Europa, especialmente na Espanha. A parceria com Flávia se deu há 15 anos e, desde então, os dois já desenvolveram o projeto em Rio Preto, Novo Horizonte, Nova Granada, José Bonifácio e outras cidades da região. Atualmente, o projeto atende 12 anos no contraturno escolar. Interessados em fazer doações ou se tornar um padrinho do projeto podem entrar em contato pelo telefone (17) 99264-4537 (Whatsapp).

Dançarina Flavia Piquera durante aula no projeto Metal Madeira (Divulgação/Eduardo Martins)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por