Diário da Região

Contação de história que homenageia Dinorath do Vale abre programação de projeto em Ibirá

Além da contação de história, espetáculo “Mazzaropi, um certo sonhador”, palestra sobre machismo e Semana do Empreendedorismo são oferecidos na programação do “Arteiros Intergerações”

por Salomão Boaventura
Publicado há 6 horasAtualizado há 6 horas
A atriz Vanessa Palmieri conduz contação de história que homenageia Dinorath do Vale na programação de “Arteiros Intergerações”. (Guilherme Di Curzio/Divulgação)
Galeria
A atriz Vanessa Palmieri conduz contação de história que homenageia Dinorath do Vale na programação de “Arteiros Intergerações”. (Guilherme Di Curzio/Divulgação)
Ouvir matéria

A contação de história “Quantas histórias te cabem?”, inspirada na vida e na obra da escritora, educadora e jornalista Dinorath do Valle, abre a programação de novembro do projeto “Arteiros Intergerações”, que a Cia. Arte das Águas realiza em Ibirá. Todas as atividades oferecidas são gratuitas.

Conduzida pela atriz Vanessa Palmieri, a contação de história será apresentada na terça-feira, 4, às 17h, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação de Ibirá. Permeado por situações inusitadas, memórias e histórias avulsas, a personagem revela, de forma lúdica, as dificuldades e os conflitos constantes com o tempo enfrentadas por ela. A dramaturgia e ideia original são de Vanessa Palmieri, com direção e organização dramatúrgica de Linaldo Telles.

A sede do Projeto Arteiros também é palco da palestra “Desconstrução Machista”, com a psicopedagoga, professora e consultora Lúcia Helena Peres, no dia 12 de novembro, às 18h, aberta a todas as pessoas interessadas. O encontro abordada questões como cultura machista, machismo estrutural, papel do homem na desconstrução da masculinidade, atitudes de desconstrução, machismo no Brasil, grupos de reflexão, entre outros.

O projeto “Arteiros Intergerações” continua no dia 18, às 17h45, com o espetáculo “Mazzaropi, um certo sonhador”, da Cia. Arte das Águas, na sede do Projeto Arteiros. Dirigida por Fabiano Amigucci, a peça canta e conta a vida e obra de Amácio Mazzaropi, imortalizado no cinema nacional por personificar a imagem do caipira. No elenco, Antonio Bucca, Laísa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni.

A história acompanha uma trupe ambulante que chega para contar a trajetória do artista, de menino tímido do interior a empresário bem-sucedido do ramo cinematográfico. Uma peça divertida e vibrante, com uma dramaturgia que logo se revela um jogo no qual a realidade da trupe e a figura de Mazzaropi se confundem.

Semana do Empreendedorismo

Já de 24 a 28 de novembro, sempre das 12h30 às 14h, na Escola Estadual João Pedro Ferraz, acontece o ciclo de palestras intitulado “Semana Empreendedorismo - Intergerações”, com Lúcia Helena Peres, que também é especialista no assunto. Os encontros têm foco nos estudantes e são abertos a todas as pessoas interessadas. As vagas são limitadas e é necessário fazer inscrição pelo (17) 98112-0364.

A cada dia, será abordado um tema diferente, passando por “A mulher empreendedora de 2025”, “Jovens no mercado de trabalho”, “Habilidades, conhecimentos e atitudes na formação profissional”, “Estabelecimento de metas” e “Liderança”.

O projeto

A proposta do projeto “Arteiros Intergerações - Teatro, Música, Dança, Arte e Cultura para todos” é promover a integração e o enriquecimento cultural por meio de uma série de atividades artísticas e educativas que conectam diferentes gerações e comunidades, possibilitando a troca de saberes, pensamentos e vivências.

Até dezembro, a iniciativa oferece gratuitamente oficinas, palestras, intercâmbios e apresentações teatrais com foco em diversas idades e públicos, ocupando diferentes pontos de Ibirá.