Diário da Região
MÚSICA

Concerto de Natal marca 10 anos da Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível

Regida por Gilmar de Assis, orquestra leva formação de câmara à Praça da Matriz

por Salomão Boaventura
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível faz concerto na Praça da Matriz da cidade (Lucas Ribeiro/Divulgação)
Galeria
Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível faz concerto na Praça da Matriz da cidade (Lucas Ribeiro/Divulgação)
Ouvir matéria

A Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível realiza, nesta segunda-feira, 22, às 19h, um concerto especial de Natal na Praça da Matriz, no centro da cidade. Com regência do maestro Gilmar de Assis, a apresentação gratuita celebra os 10 anos do grupo e reúne obras de Bach e Händel, além de clássicos do repertório natalino, em uma formação de câmara com dez músicos.

O concerto - realizado pela prefeitura Municipal de Monte Aprazível por meio da Assessoria de Cultura e Turismo - integra a programação natalina do município e aposta na combinação entre música clássica e canções tradicionais de fim de ano para aproximar o público da orquestra. A apresentação será ao ar livre e busca transformar a praça em um espaço de encontro, celebração e escuta atenta.

“A expectativa é muito boa de reunir a comunidade do município para celebrar esse momento importante da orquestra e comemorar o Natal. Nesta apresentação da segunda-feira, levamos para a praça um grupo de câmara, com 10 integrantes, executando belas canções”, afirma o maestro Gilmar de Assis.

À frente da Orquestra Sinfônica de Monte Aprazível desde a fundação, Gilmar acompanha de perto a trajetória do grupo, marcada por desafios e conquistas ao longo da última década. “Estou na orquestra desde 2015, quando fizemos o primeiro concerto ainda como coletivo, não tínhamos nem CNPJ. Com a questão da pandemia, aquela situação tão difícil em 2020, o grupo parou as atividades. Nesse período, fizemos o CNPJ da orquestra em 2021 e em 2022 fomos aprovados no projeto da Lei Rouanet. Conseguimos captação em 2023, que é aquela batalha difícil, e executamos o projeto ano passado, o que foi uma vitória muito grande”, relata.

Criada com o objetivo de fomentar a música erudita na região, a orquestra consolidou-se como referência cultural no município e aposta, neste concerto de Natal, na celebração da própria história e no diálogo com a comunidade. A apresentação é gratuita e aberta ao público.