Centro Cultural Vasco realiza arraial e mostra cultural em Rio Preto
Com dois dias de festividades, arraial conta com diversas atrações neste fim de semana, enquanto a mostra cultural inicia na segunda-feira, dia 7

A partir deste sábado, dia 5, arte, tradição e identidade cultural marcam presença no Centro Cultural Vasco com Arraiá do Vasco e o “Festival Virada Caipira: um cavalo de pau no sertão”, voltada aos artistas e coletivos da cidade. O Centro Cultural Vasco fica na rua São João, 1840, Vila Zilda.
Com entrada gratuita, a 12ª edição do Arraiá do Vasco reverencia a cultura popular, interagindo com diferentes estilos e gerações de rio-pretenses, durante dois dias de festividades. No sábado, dia 5, a partir das 16h, o evento recebe a Cia. de Folia de Reis Garça Branca e shows da Banda do Vasco, Grupo Saculejo, Os 3 do balanço e o violeiro Enúbio Queiroz.
No domingo, 6, o músico que traz do DNA do mestre Luiz Gonzaga, Cleber Gonzaga, promete colocar o público para dançar ao som da sanfona. Axé Dona Encrenca, Beto & Ingride, Renato Gagliardi e a Cia. Folia de Reis Magos do Oriente completam a programação musical.
Virada Caipira
Na segunda-feira, dia 7, começa a programação do Festival Virada Caipira, que leva ao Vasco a apresentação de 15 espetáculos de coletivos teatrais da cidade e região até o dia 14 de julho. A entrada é gratuita.
Com o evento, o Vasco retoma a tradição das mostras teatrais voltadas para coletivos locais, que não são realizadas há mais de uma década. Para o centro cultural, o evento é uma forma de mostrar para a população o que Rio Preto tem melhor na seara teatral, democratizando o acesso à cultura e prestigiando o artista rio-pretense.
O “Festival Virada Caipira: um cavalo de pau no sertão” é uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com apoio da deputada estadual Professora Bebel e do vereador João Paulo Rillo.
Programação
Mostra teatral Festival Virada Caipira
Dia 7/7 (segunda), 20h – Oi lá, Inezita (Cênica)
Dia 8/7 (terça), 15h – O menino sem lugar (Flor de Chita)
Dia 8/7 (terça), 20h – Bendito é o fruto do teu ventre, Yerma (Dell’Arte)
Dia 9/7 (quarta), 15h – Cores de Tarsila (Flor de Chita)
Dia 9/7 (quarta), 20h – Longos anos (Cia. Hecatombe)
Dia 10/7 (quinta), 15h – Era uma vez... a cigarra e a formiga (Fábrica de Sonhos)
Dia 10/7 (quinta), 20h – Acordes (Cênica)
Dia 11/7 (sexta), 15h – Relicário de canções (Fábrica de Sonhos)
Dia 11/7 (sexta), 20h – Kamikaze (Cia. Hecatombe)
Dia 12/7 (sábado), 15h – Memórias de Machadinho (Bardos de Teatro)
Dia 12/7 (sábado), 20h – Alumbramento (Balé da Cidade)
Dia 13/7 (domingo), 15h – O sonho de Ícaro (Alpendre)
Dia 13/7 (domingo), 20h – Tudo a fazer (Cia. Azul Celeste)
Dia 14/7 (segunda), 15h – História das Cores (Duo Passarin)
Dia 14/7 (segunda), 20h – Sabiás do Sertão (Cênica)
Grátis
*Estagiária sob supervisão de Salomão Boaventura