Centro Cultural Vasco recebe debate sobre novo curso de Artes Cênicas da UFSCar em Rio Preto
Evento gratuito reúne população, professores e artistas para refletir sobre a matriz curricular do curso previsto para 2026

O Centro Cultural Vasco recebe, no próximo sábado, dia 13, das 15h às 18h, um encontro que propõe aproximar universidade e comunidade para refletir sobre a formação artística e pedagógica no ensino superior. Promovida pela Companhia Hecatombe, a atividade “Encontros – Construindo Juntos o Curso de Artes Cênicas da UFSCar Campus São José do Rio Preto” integra o processo de criação da graduação em Artes Cênicas da instituição, prevista para ser inaugurada em 2026. A entrada é gratuita.
A conversa será conduzida por Homero Kaneko, diretor da Companhia Hecatombe de Rio Preto; Lucia Lombardi, professora da UFSCar e Suzana Viganó, professora da USP; que integram a equipe responsável pela elaboração da matriz curricular do curso. No encontro, eles apresentam critérios que orientam a proposta, discutem temas emergentes na área e compartilham suas experiências na interface entre arte e pedagogia.
Kaneko, mestre em Artes da Cena pela UFRJ e diretor da Hecatombe, destaca o caráter participativo da iniciativa. “A ideia de ouvir a comunidade ainda na composição de um curso a ser oferecido a todas as pessoas é de extrema importância e a UFSCar se mostrou sensível a isso. Afinal de contas, a universidade é esse espaço que tem como objetivo devolver à sociedade todo o conhecimento conquistado dentro de suas salas de aula. Vejo esse encontro como um pontapé inicial para os inúmeros diálogos críticos e artísticos que, com toda certeza, o curso vai propor em nossa cidade”, afirma.
Suzana Viganó, professora do Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, doutora em Pedagogia do Teatro e líder do Núcleo de Pesquisa em Política da Cultura e Ação Cultural (NuPPA), reforça a dimensão colaborativa. “Será um momento de escuta e construção coletiva, em que comunidade e universidade caminham lado a lado. A criação de um curso precisa considerar os contextos socioculturais do território e valorizar as experiências já existentes. É a partir dessa troca que conseguimos pensar uma formação que dialogue com as realidades locais e, ao mesmo tempo, abra horizontes para novas práticas artísticas e pedagógicas”, observa.
Já Lucia Lombardi, professora associada da UFSCar em Sorocaba, doutora em Educação e pós-doutora pela USP e pela Universidade de Melbourne, traz para o encontro sua experiência na formação de professores e na reflexão sobre a relação entre arte e pedagogia.
O evento pretende abrir espaço para um debate sobre práticas pedagógicas no ensino das artes cênicas no Brasil e contribuir para a definição da estrutura curricular do futuro curso de Artes Cênicas da UFSCar em São José do Rio Preto.
A atividade, que tem apoio da UFSCar e Centro Cultural Vasco, faz parte das ações da Companhia Hecatombe para a estreia do espetáculo ØDISSE.IA, realizado com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, e do SNC - Sistema Nacional de Cultura, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço:
O Evento “Encontros – Construindo Juntos o Curso de Artes Cênicas Campus SJRP”, com Homero Kaneko, Lucia Lombardi e Suzana Viganó acontece no sábado, dia 13, a partir das 15h, no Centro Cultural Vasco, localizado na rua São João, 1840, Vila Zilda, Rio Preto. Entrada gratuita