Rio Preto recebe etapa do Circuito Internacional Fotográfico Brasileiro
Rio Preto abriga uma das etapas com seu 3º Salão Internacional de Arte Fotográfica

Para celebrar a arte fotográfica, Rio Preto recebe pela terceira vez os julgamentos e exposições do Salão Internacional de Arte Fotográfica de Rio Preto, que faz parte do Brazilian International Photography Circuit (Circuito Internacional Fotográfico Brasileiro), concurso organizado por cinco fotoclubes do País com o reconhecimento de importantes entidades do mundo.
José Henrique Chaim, presidente do Fotoclube Rio Preto e Branco e presidente do salão fotográfico rio-pretense, explica esse circuito é considerado a maior premiação do fotoclubismo no mundo. “Nesta edição, foram inscritas 5.718 fotografias de 70 países, que resultaram em 727 prêmios concedidos por jurados nacionais e internacionais”, diz.
EXPOSIÇÃO
Com imagens de fotógrafos de diversos países, a exposição do 3º Salão Internacional de Arte Fotográfica fica em cartaz na Praça 1 de Eventos do Riopreto Shopping até o dia 16 de setembro.
Na mostra, o público pode conferir uma seleção especial dessas obras, com diferentes olhares e linguagens que refletem a potência da fotografia artística contemporânea. A exposição também passará por Salvador, Ribeirão Preto, Amparo e São Paulo.
A exposição também conta com a participação de fotógrafos de Rio Preto, com duas fotos de Agnor Guevara, quatro de Bruna Sant’Anna Berton Custódio, quatro de Flávio Damasceno, oito de José Marques Lopes, duas de Ricardo Boni e quatro de Valéria Centola Attab.
O Salão de Arte fotográfica de Rio Preto é reconhecido por entidades internacionais, como a FIAP (Federation Internacionale de L’Art Photographique), IAAP – International Association of Art Photographers (Associação Internacional de Fotógrafos de Arte), IIG – Indian International Group of Photography (Grupo Internacional de Fotografia da Índia) e GPU – Global Photographic Union (União Fotográfica Global) e a brasileira CONFOTO (Confederação Brasileira de Fotografia). Elas são reconhecidas mundialmente e atuam na promoção da fotografia por meio da criação e organização de salões e circuitos internacionais, além de certificarem concursos e premiações.
Para o presidente do Fotoclube Rio Preto e Branco, José Henrique Chaim, a realização da mostra na cidade é motivo de orgulho: “Trazer para Rio Preto um evento desse porte é colocar nossa cidade no mapa mundial da fotografia. É uma oportunidade única para o público conhecer de perto obras premiadas e para os fotógrafos locais se inspirarem com produções de altíssimo nível”, afirma.
As imagens completas podem ser conferidas no link: https://theiaap.com/e/braziliancircuit. O evento conta com apoio cultural da Mobília 22.
O concurso
O Brazilian International Photography Circuit é considerado o concurso de maior premiação do País em termos de distinções oficiais chanceladas por federações fotográficas. Na primeira edição, em 2023, foram inscritas 4.500 imagens de 453 artistas de 59 nacionalidades diferentes, distribuindo 695 prêmios.Em 2024, foram 830 prêmios, entre medalhas de ouro, prata e bronze, diplomas de menções honrosas, certificados digitais e catálogo virtual com as imagens premiadas.
“O concurso é uma grande vitrine da fotografia para o mundo, sendo também uma oportunidade para fotógrafas e fotógrafos conseguirem pontos para conquistar o reconhecimento de importantes federações internacionais”, comenta Chaim.
Além do evento de Rio Preto, também abrigam as etapas do circuito o 43º Salão Internacional de Arte Fotográfica de São Paulo, o 28º Salão Internacional de Arte Fotográfica de Amparo, o 3º Salão Internacional de Arte Fotográfica de Brasília e o 5º Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto.
“Cada etapa do circuito envolve um corpo de jurados diferente, com fotógrafos renomados de diversos países. As fotos selecionadas são expostas nesses eventos e são realizadas premiação em cada uma dessas etapas”, explica Chaim.