Diário da Região
DA RUA AO PALCO

Casa de criar celebra o Mês da Consciência Negra com programação dedicada à Cultura Hip Hop

Projeto “Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro” reúne artistas, oficinas, exposições e debates sobre cultura urbana e educação antirracista

por Salomão Boaventura
Publicado há 5 horasAtualizado há 2 horas
A casa de criar, idealizada por junykp!, se consolida como espaço de memória e formação cultural (Ricardo Boni/Divulgação)
Galeria
A casa de criar, idealizada por junykp!, se consolida como espaço de memória e formação cultural (Ricardo Boni/Divulgação)
Ouvir matéria

Em novembro, o ritmo da resistência ecoa pelas paredes da casa de criar. O espaço, conhecido por sua atuação nas fronteiras entre arte, educação e comunidade, dedica o Mês da Consciência Negra à Cultura Hip Hop — movimento que nasceu nas periferias e hoje segue pulsando como forma de afirmação e memória.

Com o projeto “Hip Hop em Rio Preto: voltando às origens, rumo ao futuro”, a casa de criar intensifica sua vocação como centro de cultura urbana, abrindo as portas para oficinas, encontros, batalhas, exposições e debates que reafirmam o Hip Hop como uma das expressões mais potentes da população negra no País.

Até o fim do mês, o endereço na Rua Nelson Freitas, 745, será ponto de encontro para artistas, produtores e coletivos que constroem a cena rio-pretense. Todas as atividades são gratuitas e contam com apoio da Lei Nelson Seixas, fortalecendo o espaço como referência da cultura negra e periférica no interior paulista.

A programação reúne nomes importantes da cena nacional e local, como juny kp!, DJ Barbara Ananda, Willinsano, Carol COF, Neguim Suspeito, TH (DMCU), Alienman, Fábio Cometa e MC Gra, além de crews de dança, MCs e produtores culturais. Aos sábados, a rua em frente à casa se transforma em palco de Cultura de Rua, com batalhas, discotecagem e performances abertas ao público.

Entre os destaques, está a vernissage da exposição “Mulheres na Cultura Hip Hop do Brasil – presença, resistência e (in)visibilidade”, que celebra o protagonismo feminino dentro do movimento — muitas vezes apagado da história oficial.

Já a série “Encontros com Ícones” promove conversas com figuras centrais da Cultura Hip Hop rio-pretense, reconhecendo suas trajetórias e contribuições à formação da cena local.

O mês ainda traz debates sobre produção cultural com Agnis Lorena, exibição de videoclipes de rap como linguagem de memória e resistência, além de ações formativas conduzidas por juny kp! no Sesc 24 de Maio, em São Paulo — reforçando a circulação do Hip Hop rio-pretense por outros territórios.

“Nossa programação valoriza a importância do Hip Hop como patrimônio cultural e instrumento de educação, identidade e transformação social”, explica juny kp!, curador da programação.

Com o microfone aberto e os muros coloridos de ideias, a casa de criar reafirma o poder da arte de rua como forma de existir, resistir e educar.

Programação de Novembro da casa de criar

MC Gra participa do Encontros com Ícones do Hip Hop no dia 29 de novembro (Divulgação)
Galeria
MC Gra participa do Encontros com Ícones do Hip Hop no dia 29 de novembro (Divulgação)

Cultura de Rua – todos os sábados, às 17h

DJ Barbara Ananda / graffiti com Guim / X Style United crew, dia 22/11

DJ Surpresinha/ graffiti com Cora Manz kp! / Doroc, dia - 6/12

Encontros com Ícones do Hip Hop – todos os sábados, às 19h

Alienman, dia 22/11

MC Gra, dia 29/11

Fábio Cometa, dia 6/12

Oficinas

Djing, com DJ Bocka, 3Fs nos dias 18/11, 25/11 e 0/12 das 20h às 22h

Graffiti, com Willinsano, 5Fs, nos dias 20/11, 27/11 e 4/12 das 17h às 19h

Danças Urbanas, com Carol COF, 5Fs, nos dias 20/11, 27/11 e 4/12 das 19h às 20h

Rap, com juny kp!nos dias 22/11, das 15h às 17h; 29/11, das 18h às 19h e 6/12, das 15h às 17h

Exposições

Vernissage de “Mulheres na Cultura Hip Hop do Brasil – presença, resistência e (in)visibilidade” 17/11, às 20h30

“tudo o que fizemos no ano de 2025: uma retrospectiva” - abertura, dia 1/12, às 20h30

Outros destaques

Papo Reto com Agnis Lorena: produção cultural no Hip Hop em Rio Preto e região dia 22/11, às 20h

Encontros Fragmentados: Videoclipes de rap dos anos 2010, dia 24/11, às 19h

Encontros Fragmentados: Videoclipes de rap dos anos 2020, dia 8/12, às 19h

Fonte: casa de criar