Diário da Região
REPRESENTATIVIDADE

Banda Marcial do Lar de Fátima se apresenta em Campeonato Estadual de Fanfarra

Com dois anos e meio de existência, banda tem como objetivo manter a representatividade rio-pretense nos campeonatos estaduais 

por Ana Carolina de Almeida*
Publicado há 6 horasAtualizado há 3 horas
Banda Marcial do Lar de Fátima se apresenta em campeonato estadual neste domingo, 14,  em Amaparo (Arquivo Pessoal)
Banda Marcial do Lar de Fátima se apresenta em campeonato estadual neste domingo, 14, em Amaparo (Arquivo Pessoal)
Ouvir matéria

A Banda Marcial do Lar de Fátima representa Rio Preto no Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, que acontece neste domingo, 14, na cidade de Amparo, interior de São Paulo.

O projeto da Banda Marcial do Lar de Fátima existe há dois anos, em parceria com a Corporação Musical Fayga, regida pelo maestro Renato Repizo Debona, com sede na Escola Estadual Yvete Gabriel Atique, que já representou Rio Preto e ficou em terceiro lugar na categoria fanfarra marcial simples sênior na cidade de Santo Antônio da Posse, em 2008. Mas, desde 2013, nenhuma banda tem representado a cidade de Rio Preto em campeonatos.

Segundo o maestro do projeto, Renan Costa Borges Curti Maio estarão presentes no campeonato estadual, os dois grupos, representando a cidade de Rio Preto, os alunos da Corporação Musical Fayga, quanto os alunos da Banda Marcial do Lar de Fátima.

“Nós vamos representar a cidade no Campeonato Estadual, com aproximadamente 26 crianças, é um número reduzido, pela questão do custo com os transportes. A gente conseguiu o apoio de transporte pelo vereador Júnior através de uma ponte com o secretário Robinho, juntamente com os pais, a gente conseguiu fazer uma campanha, fizemos pizza, levantamos esse dinheiro, conseguimos o transporte aí com esse apoio, e aí a gente conseguiu viabilizar o retorno da representação de Rio Preto no meio de bandas marciais. Esse campeonato é feito por uma associação, a Ocifaban”, conta.

“O campeonato em si, ele é dividido em diversas categorias, então, terá banda de percussão, banda marcial, tem banda de concerto, banda sinfônica, tem diversos tipos. Nós vamos na banda marcial com categoria etária, categoria de idade e infanto juvenil. Existe a mirim, a juvenil e a sênior, onde estão os adultos, que é o trabalho de mais excelência. Mas a nossa expectativa é de fazer uma belíssima apresentação em todos os quesitos. Estamos indo com um repertório legal, um repertório popular brasileiro. A expectativa é que as crianças conheçam esse mundo que Rio Preto se distanciou por um bom tempo”, explica.

A recente banda tem como objetivo ensinar música, formação pessoal e acredita que os campeonatos são uma forma de ter metas e mais produtividade, estimulando o rendimento das crianças.

“A expectativa de todos é fazer um bom trabalho, se tudo der certo, voltar com bons resultados para Rio Preto, mas, principalmente, para as crianças terem essa primeira experiência. É a segunda vez que eles vão sair de Rio Preto tocando, e é o primeiro campeonato deles. A maioria tem entre 11 e 12 anos, então vai ser um dia bem emocionante, de muito aprendizado e muita cultura” completa o maestro Renan.

A apresentação será transmitida online no site da Ocifaban

*Estagiária sob a supervisão de Salomão Boaventura