Banda Caipiras Psicodélicos lança clipe no FIT, em Rio Preto
Com parceria do potiguar e contrabaixista Junior Groovador, a música em forma de hino cantado expõe preconceito histórico

A banda rio-pretense “Os Caipiras Psicodélicos” agita o Rolê do FIT na próxima sexta-feira, 25, a partir das 22h, no Complexo Swift. Na apresentação, o grupo lança o clipe “Caipiras Psicodélicos”, que celebra o encontro entre a tradição caipira e a psicodelia urbana. O vídeo conta coma participação especial do contrabaixista potiguar Junior Groovador.
A reserva de ingresso pode ser feita no site Sympla no dia do evento, limitado a um por pessoa, a partir do meio-dia. A classificação é 18 anos.
O CLIPE
O videoclipe da música “Caipiras Psicodélicos” é uma explosão de atitude e identidade, embalado por um ritmo que une o rock com o som do interior. Em cena, o carisma de Junior Groovador e a direção criativa do jornalista e cineasta Eder Juno Nicolau Terra se encontram para promover um hino de resistência cantado por quem nunca deixou de carregar o título de caipira com orgulho.
“A gente canta o que a gente está encenando. Dentro da música, o termo ‘Jeca’ entra na questão do caipira, que é um combate ao preconceito que a gente sofre por ser do interior, como se o caipira fosse bobo, além do próprio pessoal ter preconceito consigo mesmo”, explica Terra, que também assina a direção e o roteiro do clipe, além de interpretar um dos “Caipiras Psicodélicos”, diz Eder Juno.
A crítica se fortalece com a própria construção da música com composição de Valéria Pisauro, Paulucci e Eder Juno Nicolau Terra. “Transformamos não só em música, a composição foi feita para realmente parecer um hino, porque um hino é sempre uma forma de combater algo ou estabelecer algum tipo de soberania”, completa.
Na narrativa do clipe, uma oficina de funilaria se transforma em ringue. É ali que o personagem de Eder lança o desafio para uma luta simbólica. Do outro lado surge “Lord Demônio”, vivido por Junior Groovador, que aceita a batalha. O embate é encenado com direito a treinamentos, provocações e referências culturais do universo caipira.
O elenco também conta com os músicos Tânis Sarckis (bateria), Paulucci (viola) e Marcelo Matos, que interpreta o “Mago Misterioso”. O videoclipe ainda apresenta as atrizes Bruna Giorjiani de Arruda e Laís Galiaço, que interpretam as “Góticas Groovadoras”.
“É tão interessante, porque o próprio pessoal daqui, que é caipira, também tem esse preconceito com ele mesmo. Então, a gente vê o combate contrário a isso”, pontua Eder.
O Grupo
A banda “Os Caipiras Psicodélicos”, surgiu em 2013. Segundo o fundador, Eder Juno (vocalista e sanfoneiro), a proposta sempre foi colocar a sanfona para tocar forró. Conhecida pelo seu repertório que mistura psicodelia com música caipira, as canções que sempre estão acompanhadas do som da sanfona reforça a identidade e musicalidade da banda, que leva ao palco um som inovador, cheio de tradição e vanguarda, garantindo uma verdadeira viagem musical para o público que os acompanha.
(Colaborou Ana Carolina de Almeida)