Autores de Rio Preto lançam livro coletivo neste sábado
“Pistaches Apocalípticos” reúne contos inéditos de Lelé Arantes, Moacyr Borges, José Luiz Jacob e Wilson Daher, inspirados por encontros entre amigos e sorvetes de pistache

Os escritores Lelé Arantes, Moacyr Borges, José Luiz Jacob e Wilson Daher se unem em um projeto com o lançamento da obra inédita “Pistaches Apocalípticos”, que acontece neste sábado, 11, das 10h às 12h30, no Terroá Café, em Rio Preto.
O livro nasceu de forma espontânea, a partir de encontros mensais entre os quatro amigos em tradicionais sorveterias da cidade. Entre conversas despretensiosas, risadas e a degustação de diferentes sabores, uma paixão em comum acabou se revelando: o sorvete de pistache. Foi dessa afinidade e bom humor, que surgiu o título da obra.
Com 80 páginas, “Pistaches Apocalípticos” reúne quatro contos inéditos de cada autor. Apesar de trajetórias literárias distintas, os escritores trazem histórias curtas e ficcionais que transitam entre o cotidiano, o fantástico e até o apocalíptico, como sugere o título. A orelha do livro foi escrita por Anita, que também participa dos encontros e apresenta uma leitura apreciadora da obra.
Segundo os organizadores, mais do que um livro, a publicação é também um registro da amizade e da partilha de experiências criativas. "Os quatro cavaleiros do Apocalipse foi uma brincadeira e todos nós descobrimos que a gente gostava mais do sorvete de pistache, e acabou se tornando o título do livro”, conta Lelé Arantes.
“Essa troca de informação é muito rica, porque eles trazem para minha área de conhecimento, informações que eu jamais teria acesso, porque o que eu entenderia de psiquiatria, cardiologia, neurologia, praticamente nada. Então, a partir desse encontro, quando eu converso com eles, eu começo a absorver parte do conhecimento deles. Claro que é um conhecimento ultra superficial, mas, por exemplo, por causa da conversa com eles, eu fui ler livros que eu não ia me interessar”, afirma.
O lançamento promete ser um momento de celebração não apenas da obra em si, mas também da produção literária independente. O público poderá adquirir a obra por R$ 30. Além de conversar com os autores e conhecer mais sobre o processo de criação desse projeto coletivo que mistura sabor, imaginação e literatura.
O Terroá Café fica localizado na rua Monsenhor Gonçalves, 260, Vila Ercília.