Diário da Região
REGIÃO

Ator e diretor de São Paulo vem a Ibirá para discutir projetos teatrais

Ivan Parente iniciou, junto a companhia de teatro Arte das Águas, o processo de produção de cenário e figurino do espetáculo "O Menino Coruja", ganhador do Proac 38/2021

por Núcleo Digital
Publicado em 14/04/2022 às 18:28
Ivan Parente iniciou, junto a companhia de teatro Arte das Águas, o processo de produção de cenário e figurino do espetáculo "O Menino Coruja", ganhador do Proac 38/2021 (Divulgação/Arte das Águas)
Galeria
Ivan Parente iniciou, junto a companhia de teatro Arte das Águas, o processo de produção de cenário e figurino do espetáculo "O Menino Coruja", ganhador do Proac 38/2021 (Divulgação/Arte das Águas)
Ouvir matéria

O ator e diretor Ivan Parente, está na cidade de Ibirá para desenvolver projetos teatrais junto a companhia de teatro Arte das Águas. Nesta quarta-feira, 14, Ivan iniciou o processo de produção de cenário e figurino do espetáculo "O Menino Coruja", ganhador do Proac 38/2021.

A sede da companhia recebeu a visita do cenógrafo Léo Bauab, do figurinista Linaldo Telles e do produtor Fabiano Amigucci para a primeira reunião de produção artística junto aos atores da cia Antônio Bucca, Duda Silva, Laísa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castioni.

Ivan Parente é ator, cantor, diretor e dublador. Em seu último personagem na TV, interpretou Lindomar Gomes na novela do SBT, “As Aventuras de Poliana”. Também participa de “Home Office – A Série” de Emílio Boechat e Marilia Toledo com o personagem Bob. Em “Silvio Santos Vem Aí” encarnou Pedro de Lara, com direção de Fernanda Chamma. Participou das duas montagens de “Les Misérables” no Brasil.

Na remontagem, ganhou os prêmios mais importantes como melhor ator coadjuvante pela sua personagem, Senhor Thenardier. Atuou em outros musicais como: “Ópera do Malandro” com direção de Gabriel Villela; "Godspell", “Alô, Dolly”, “A Madrinha Embriagada”, “O Homem de La Mancha” com direção de Miguel Falabella.

Ivan é integrante do grupo musical “O Teatro Mágico” de Fernando Anitelli. Como dublador participou das live actions da Disney “A Bela e a Fera” como “Lumiere” e “O Rei Leão” como “Timão”. Dirigiu a peça "O Mágico di Ó" de Vitor Rocha.

“Quando o Antônio Bucca entrou em contato comigo me convidando pra dirigir o espetáculo novo da Cia Arte das Águas eu me senti super feliz e amedrontado ao mesmo tempo. Feliz por ele já ter visto alguns espetáculos que eu fiz ou dirigi e amedrontado por dirigir um espetáculo tão longe de São Paulo. De qualquer forma, sair da zona de conforto sempre me deixa muito animado. Chegando aqui já me deparei com um espaço incrível que é a sede da Cia em Ibirá, uma estrutura muito legal pra ensaio e uma equipe boa demais de trabalhar. Os atores muito empenhados e como eu, doidos pra saírem de suas zonas de conforto e entregar um espetáculo emocionante. Estou muito feliz”, destaca Parente.

No projeto ibiraense, Ivan será diretor do espetáculo musical sertanejo "O menino coruja", que retrata a vida simples e rural de um menino brejeiro do interior paulista, seus sonhos, seu olhar, suas tristezas, seus dramas, sua dor e a busca pela composição familiar perdida na memória com a morte da mãe e a solidão à qual se encontra o pai.

O jovenzinho, de extrema sensibilidade, e amante dos passarinhos, conecta-se nesta busca de reconstruir a família e a imagem da mãe através do canto dos pássaros, apaixonando-se pelo canto da coruja.
O diretor do grupo Arte das Águas, Antônio Bucca Junior, frisa que o grupo sempre busca aproximar os espetáculos das questões sociais.

“Em todos os nossos trabalhos, sempre abordamos alguma questão social relevante. Seja ela relacionada a preconceitos, classes sociais ou de cunho familiar. Acreditamos que assim podemos aproximar a arte da realidade”.

A peça ‘O Menino Coruja’ segue em processo acelerado de montagem e têm estreia programada para junho deste ano. O espetáculo conta com a participação de renomados profissionais do universo teatral, tendo ele a direção do já citado Ivan Parente, mestre do teatro musical e ganhador do prêmio Shell. A direção musical fica por conta da ganhadora do prêmio Shell, Babaya Morais e Orientação Dramatúrgica do também ganhador do prêmio Shell e APCA, Alexandre Dal Farra. Para fechar a lista de profissionais, Luiz Carlos Laranjeiras comanda a direção geral da cultura popular.

De texto de Antônio Bucca Junior e preparação vocal de Ana Paula Mendonça, o elenco é todo ibiraense, e conta com a participação de Duda Silva, Laisa Anselmi, Rian Gimenes, Victor Castioni, além do diretor Bucca, que também faz parte do corpo de atores.