SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2022
'TRÍPLICE FRATERNO ABRAÇO (T.F.A)'

Shopping Iguatemi Rio Preto recebe exposição do artista plástico Zeca Duran

Obras do artista pretendem criar um diálogo profundo com o público

Salomão Boaventura
Publicado em 07/06/2022 às 20:33Atualizado em 08/06/2022 às 08:27
Zeca Duran divide seu tempo entre o estúdio comercial, em Potirendaba, e seu estúdio de artes, em Santa Fé do Sul (Divulgação)

Zeca Duran divide seu tempo entre o estúdio comercial, em Potirendaba, e seu estúdio de artes, em Santa Fé do Sul (Divulgação)

A partir de hoje, 8, o Espaço Cultural do shopping Iguatemi Rio Preto recebe as cores, traços e sentimentos do artista Zeca Duran, na exposição “Tríplice Fraterno Abraço (T.F.A.)”. A mostra, com visitação gratuita, segue até o dia 6 de julho, no piso superior do shopping.

Duran leva para o Iguatemi 16 telas, de três fases, que mostram sua evolução na última década. Segundo o artista, as histórias que compõem as telas buscam dialogar com as pessoas, conduzindo-as para a busca do conhecimento a partir de novas descobertas. “Busco contar as histórias a partir dessa questão da luz, da busca pelo conhecimento e, com isso, conseguir dialogar com as pessoas que também buscam a luz. Afinal, somos eternos aprendizes e, quanto mais pensamos que sabemos algo, mais descobrimos que temos muito a aprender. Essa é a essência das obras”, comenta.

Segundo o artista, suas obras expostas no shopping são contextualizadas a partir da visão (Divulgação)

Com a exposição, o artista pretende criar um diálogo profundo com o público, por meio de traços com simplicidade. “É uma pintura simples, mais voltada à emoção do que à técnica. A sofisticação está na mensagem. Quando as pessoas olham as obras, elas têm várias interpretações e isso é muito bacana”, diz Duran.

Ele conta que não gosta de dizer o significado das obras. “Prefiro perguntar para a pessoa o que a obra diz a ela, pois cada um carrega elementos culturais dentro de si, que desconhece. Então, é muito bacana ouvir o que a pessoa sente e o que aquela obra diz a ela. Desse modo, a pessoa resgata, em si, o que ela tem em seu próprio conteúdo cultural. Assim, a obra dialoga em uma amplitude tão grande, que as pessoas encontram sua própria luz nas telas”, complementa.

Para Drica Sanches, do Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Acirp, o objetivo da exposição é difundir o acesso democrático à cultura, bem como gerar negócios. “É também um espaço de realização de negócios, pois a arte, além de gerar capital humano e social, também gera valor econômico para a cidade", afirma Drica.

Duran conta que o talento para as artes começou ainda na infância. “Eu não tinha videogame, mas meus pais tinham uma papelaria e uma gráfica. Então, restos de papéis e lápis de cor eram muitos. Assim, fazer desenhos se tornou a minha maneira de me entreter”, recorda. Atualmente, o artista, que possui mais de 60 obras monumentais espalhadas pelo Brasil, divide seu tempo entre o estúdio comercial, em Potirendaba, e seu estúdio de artes, em Santa Fé do Sul.

A mostra “Tríplice Fraterno Abraço (T.F.A.)” faz parte do ciclo de exposições "2 ponto 2", que é resultado da parceria entre o NEC e o Shopping Iguatemi Rio Preto.

Serviço:

A exposição “Tríplice Fraterno Abraço (T.F.A)”, do artista plástico Zeca Duran.  A partir de hoje, 8, até 6 de julho, no Espaço Cultural do shopping Iguatemi Rio Preto (Piso Superior). Visitação gratuita.

Exposição faz público entrar em filmes de Spielberg

A exposição terá boneco original do E.T., vindo dos Estúdios Universal

Os cinéfilos, fãs de Steven Spielberg, podem comemorar. Isso porque a partir desta sexta-feira, 10, até o dia 10 de julho, o shopping Iguatemi recebe a exposição “Welcome to Extraordinary”, um evento que promete fazer o público mergulhar nas franquias “Tubarão”; “E.T. – O Extraterrestre”; “De Volta para o Futuro” e “Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros”. A exposição possui entrada gratuita, mas é necessário realizar o agendamento prévio de ingressos, por meio da plataforma Sympla.

Os visitantes podem se preparar para fazer muitas fotos que poderão bombar nas suas redes sociais. Além de contar com um boneco original do E.T., vindo diretamente dos estúdios da Universal, nos Estados Unidos, cada cenário traz detalhes dos clássicos, o que oferece uma experiência imersiva. É possível, por exemplo, simular a cena do ataque de “Tubarão” de dentro de uma gaiola e reviver a clássica cena dos Velociraptors, de “Jurassic Park”, com direito ao som dos animais, por exemplo.

A exposição é resultado de uma parceria entre a Iguatemi Empresa de Shopping Centers e a Universal Studios. Na quarta-feira, dia 15, a exposição terá ainda uma orquestra executando clássicos dos filmes, mas os ingressos da apresentação já esgotaram. (SB)

Serviço

Exposição “Welcome to Extraordinary”. A partir desta sexta-feira, 10, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h, no Iguatemi. A exposição termina no dia 10 de julho. Entrada é gratuita, mas há necessidade de agendar o ingresso por meio da plataforma Sympla.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por