Diário da Região
ARTE VISUAL

Plaza Avenida Shopping recebe a ‘Exposição Aritrópicos’

Mostra conta com obras da artista plástica Norma Vilar e da arquiteta Deise Costa

por Salomão Boaventura
Publicado em 28/03/2023 às 19:52Atualizado em 29/03/2023 às 08:36
As obras de Deise Costa e Norma Vilar vão muito além de meros objetos, elas carregam uma grande história e são capazes de se conectarem ao observador. (Divulgação)
As obras de Deise Costa e Norma Vilar vão muito além de meros objetos, elas carregam uma grande história e são capazes de se conectarem ao observador. (Divulgação)
Ouvir matéria

A partir desta quarta-feira, dia 29, o Espaço Plaza Cultural, no Plaza Avenida Shopping, recebe a “Exposição Aritrópicos”, com obras da artista plástica Norma Vilar e da arquiteta Deise Costa.

Ao todo, o público vai conferir 34 peças, sendo 12 painéis de grande porte com pinturas orgânicas e duas instalações desenvolvidas em cerâmica.

Deise Costa conta que sua inspiração está na junção da arquitetura com a arte e com a natureza. “Os jardins desérticos são áridos, resilientes, capazes de suportar temperaturas extremas e escassez de água. A exposição é também um manifesto que alerta sobre a emergência climática e os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. A arte é uma forma de expressão que alerta e faz pensar’, conta.

A mostra

A exposição apresenta o encontro de dois mundos: o árido e o tropical. No local, os jardins se complementam criando uma unidade, dialogando com o espaço em harmonia com o observador.

Com 27 obras na exposição, Norma Vilar conta que a grande novidade neste projeto são as instalações. “Teremos instalações de teto e instalações de parede. Do teto, descem – inspirados em flores, que abordam o tema tropical – flores da minha concepção, mas o ponto de partida foi a Estrelícia, que é uma flor tropical. E elas encontram com os cactos, que estão dentro do universo árido, criando uma conversa entre esses dois mundos”, explica.

A “Exposição Aritrópicos” é um trabalho de conexão com dois mundos se relacionando com aqueles que estão à sua volta, estabelecendo uma troca de energia, de expressões, sentimentos e sensações.

“Sempre admirei as plantas que conseguem sobreviver em condições extremas, como as plantas do deserto. Elas desenvolvem mecanismos especiais para lidar com o clima árido e escassez de recursos hídricos. Assim também desenvolvi mecanismos de sobrevivência. Morando em uma cidade pequena do interior até os 26 anos, tive que romper relacionamentos para me dedicar à construção da minha carreira artística, sempre com resiliência e adaptabilidade. Somos seres sociais, por isso, a arte se tornou para mim uma ferramenta de comunicação para expor sentimentos, pensamentos, transformando pessoas”, finaliza Norma.

Serviço

A “Exposição Aritrópicos” fica aberta ao público até o dia 10 de abril, no Espaço Plaza Cultural, segundo piso do Plaza Avenida Shopping, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Entrada Gratuita.