SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 26 DE SETEMBRO DE 2021
‘ESTAÇÃO DA LUZ: 120 ANOS’

Museu em São Paulo lança mostra virtual no Google Arts

A homenagem é assinada pelo Museu da Língua Portuguesa, localizado no prédio histórico da Estação da Luz

Francine MorenoPublicado em 13/09/2021 às 22:55Atualizado há 14/09/2021 às 08:45
Na mostra, é possível ver as transformações arquitetônicas do prédio da Estação da Luz (Divulgação/Ana Mello)

Na mostra, é possível ver as transformações arquitetônicas do prédio da Estação da Luz (Divulgação/Ana Mello)

A Estação da Luz, um dos mais belos e antigos pontos turísticos na região central de São Paulo, acaba de ganhar uma homenagem na capital. Trata-se da exposição virtual “Estação da Luz: 120 Anos”, que celebra o prédio com projeto de estilo vitoriano que ocupa 7,5 mil metros quadrados do Jardim da Luz e foi construído entre 1895 e 1901. A homenagem é assinada pelo Museu da Língua Portuguesa, localizado no prédio histórico da Estação da Luz.

Com imagens de acervos do Instituto Moreira Salles, do Museu Paulista e do Museu do Café, além de fotos de arquivo do próprio Museu da Língua Portuguesa, a exposição virtual “Estação da Luz: 120 Anos” traça um histórico do prédio em que está instalado o museu e por onde passam mais de 350 mil pessoas diariamente.

A mostra, que tem curadoria do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, ajuda a narrar a história da cidade de São Paulo, cujo impulso econômico está associado à economia cafeeira e ao fluxo de migrantes que chegavam à capital pela Estação da Luz. Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência, afirma que é possível ainda observar as transformações arquitetônicas pelas quais o prédio da Estação da Luz passou nas últimas décadas. A exposição virtual pode ser acessada pela plataforma Google Arts & Culture.

undefined

O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa é o setor da instituição responsável por pesquisar, documentar e difundir as referências patrimoniais materiais e imateriais que compõem o acervo do Museu da Língua Portuguesa. O Centro de Referência, novo espaço expositivo do Museu da Língua Portuguesa, já pode ser visitado presencialmente. No local, o visitante pode acessar o acervo da nova exposição principal do museu, como o conteúdo das experiências Falares e Português do Brasil, e ainda consultar alguns livros (não há empréstimo).

undefined

Inaugurado em 2006, o museu é um centro de referência do idioma no mundo. A instituição faz uso de diversas tecnologias e aparatos para falar sobre a língua portuguesa, com vídeos, interatividade, multimídia e audição de leituras. Em 2015, um incêndio de grandes proporções atingiu o Museu da Língua Portuguesa e teve que ser reformado. O prédio foi reinaugurado no dia 31 de julho deste ano. Além do conteúdo das exposições, que foi revisto e ampliado, o museu conta agora com um novo terraço, com vista para o Jardim da Luz e a torre do relógio, e instalações de reforço da segurança contra incêndio. Informações: www.museudalinguaportuguesa.org.br.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por