SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 18 DE MAIO DE 2022
EVOLUÇÃO

Mostra reúne arte em madeira e imagens fotográficas em Rio Preto

Exposição fica aberta até 11 de março, no Edifício Navarro Building

Da Redação
Publicado em 17/01/2022 às 21:31Atualizado em 18/01/2022 às 08:24
Obras de arte em madeira e fotos de paisagem compõem ambientes para conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente (Divulgação)

Obras de arte em madeira e fotos de paisagem compõem ambientes para conscientizar sobre a importância de preservar o meio ambiente (Divulgação)

Apaixonados pela natureza, o artista plástico Fernando Silvério e a fotógrafa Priscila Beal realizam a exposição “Evolução”, no espaço Legato Coworking, no Edifício Navarro Building, em Rio Preto. Sob curadoria de Newton Malvezzi, a exposição traz 16 obras artísticas - entre esculturas de madeiras, quadros e luminárias - e nove imagens fotográficas de paisagens naturais.

A mostra, que ficará aberta à visitação agendada, gratuitamente, até 11 de março, tem o objetivo de despertar nas pessoas a importância de se preservar o meio ambiente e proporcionar uma reflexão interior. “A simplicidade e organicidade das obras nos acolhem, num jogo de humanização que nos reconcilia com nossa essência humana e com nossa alma, revelando algo que nos integra e nos propõem a uma evolução”, comenta Silvério.

“Convidei a fotógrafa Priscila Beal para participar da exposição, de forma que as peças em madeira ‘conversam’ e fazem referências às fotografias”, completa.

O curador Newton Malvezzi conta que quando conheceu os trabalhos do Fernando Silvério, logo resolveu oferecer o espaço para sua exposição. Ele destaca ser uma oportunidade para o próprio artista divulgar e comercializar suas obras, mesmo que a exposição não tenha esse objetivo. “É uma ação que não visa diretamente a venda das obras, mas elas acabam acontecendo. Esta é uma ação que favorece a todos, tanto para mim que faço a curadoria, visando a exposição das artes, quanto ao coworking, que está sempre renovando seu espaço, e ao artista”, afirma.

Fernando Silvério começou a trabalhar na área em 2018. Economista por formação, resolveu mudar de profissão e se aprofundar no universo das esculturas. Seu primeiro trabalho foi em uma mostra realizada em Cedral, na inauguração de um espaço gastronômico. Depois disso, foi descoberto pelos empresários de arte Tida Ricco e Beto Carrozone, que o ajudaram a expor seus trabalhos em outros eventos.

Em 2020, no começo da pandemia, Silvério realizou sua primeira exposição virtual “Recolhimentos”, sob curadoria da escritora e tradutora Patrícia Reis Buzzini, chanceler da Academia Brasileira de Escritores e da Academia Rio-pretense de Letras e Cultura (Abresc). No mesmo ano, também expôs suas obras na exposição “Expansão”, em Londrina.

O artista plástico destaca o apoio dos amigos e afirma que cada exposição é uma superação pessoal. “Por ter déficit de atenção, acabo vendo o mundo de uma forma diferente da maioria, o que é ótimo, pois me dá uma sensibilidade diferente na forma de ver a arte”, pontua.

O artista revela que em 2023 pretende expor suas obras fora do Brasil, pela primeira vez. “Ainda estamos em negociação, mas se der certo, irei realizar uma mostra internacional, na Alemanha, com peças de madeira que recolhi no Brasil”.

Serviço

Exposição “Evolução”, do artista plástico Fernando Silvério e da fotógrafa Priscila Beal, no espaço Legato Coworking, no Edifício Navarro Building, localizado à Rua Jair Martins Mil Homens, 500. Visitação gratuita, das 19h às 20h, durante a semana, e das 9h às 11h, aos sábados. O agendamento poderá ser feito pelo telefone (17) 99184-6701.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por