SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 05 DE DEZEMBRO DE 2021
CASA DE CULTURA

Memorial Dinorath do Valle é inaugurado em Rio Preto

Acervo de caráter permanente reúne objetos da escritora e jornalista, marcando retomada das atividades no espaço cultural

Da Redação
Publicado em 23/11/2021 às 21:35Atualizado em 24/11/2021 às 08:41
Memorial reúne objetos pertencentes a Dinorath do Valle (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)

Memorial reúne objetos pertencentes a Dinorath do Valle (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, inaugurou na tarde de segunda-feira, 22, o Memorial Dinorath do Valle, no saguão da Casa de Cultura Dinorath do Valle. A inauguração contou com a participação da filha de Dinorath, Moema Kuyumjian; além de parceiros e amigos da homenageada.

O Memorial Dinorath do Valle foi instalado no saguão da Casa de Cultura, que leva o nome da homenageada. O acervo foi organizado pela artista gráfica Moema Kuyumjian, filha de Dinorath, com colaboração de Maria Dalva Pagotto, Cecília Demian, Vera Rezende e coordenação de Expografia do assessor especial da Cultura Jorge Vermelho.

Trata-se de um memorial perene com objetos pertencentes a Dinorath do Valle, tais como: vestido pessoal, bordado por ela; bengala de madeira; escultura de madeira; objetos da mesa de trabalho; troféu São José Risonho, criado por ela; livros; CD; vinil; bumba-meu-boi; quadro de parede, além de fotos de momentos históricos, adesivadas nos vidros do Memorial.

Dinorath

Dinorath do Valle foi uma educadora, jornalista e escritora premiada no Brasil e em Cuba (Prêmio Casa das Américas) e bastante atuante na cena cultural rio-pretense nos anos 70,80 e 90. Dedicou sua vida a ensinar gerações de rio-pretenses a se encantar com as artes plásticas, teatro, música, dança, cinema, literatura e folclore.

Implantou e presidiu por mais de 30 anos a Casa de Cultura, órgão da Prefeitura gerido pela Secretaria Municipal de Cultura. A instituição que hoje leva seu nome também é legado de seu esforço em colocar a cultura ao alcance de todos os que vivem em Rio Preto.

O local foi reformado e revitalizado em 2019/2020 e entregue finalizado e melhorado em junho de 2020. Atualmente recebe quase 2 mil alunos em seus núcleos de artes, além de uma série de ações, cursos, evento.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por