SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 05 DE JULHO DE 2022
ARTES PLÁSTICAS

Iguatemi recebe a mostra 'Expressão' com obras de Sandra Antunes

Obras da artista plástica Sandra Antunes podem ser conferidas até dia 7

Rita Fernandes
Publicado em 10/05/2022 às 19:49Atualizado em 11/05/2022 às 09:55
Sandra Antunes explica que o processo criativo foi pautado na liberdade de expressão (Divulgação)

Sandra Antunes explica que o processo criativo foi pautado na liberdade de expressão (Divulgação)

O Espaço Cultural Iguatemi, em Rio Preto, recebe nesta quarta-feira, 11, a exposição “Expressão”, composta por 16 trabalhos inéditos da artista plástica Sandra Antunes. A mostra fica aberta para visitação até o dia 7 de junho, no piso superior do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (Piso Superior). Com curadoria da artista plástica Norma Vilar e ambientação da arquiteta Deise Costa, a exposição “Expressão” conta com obras de diversos tamanhos em acrílica sobre tela e peças em cerâmica, com movimentos livres e cores neutras, com ou sem formas, expressando a sensibilidade poética e a identidade artística de Sandra Antunes.

Sandra explica que o processo criativo foi pautado na liberdade de expressão, sem ficar presa a formas, cores ou traços. “Selecionei minha paleta de cores predominando o azul, por ser uma cor que eu gosto muito, mas com tons de cinza, terrosos, dourados e neutros. Deixei fluir, num processo bem natural”, explica. “As 16 telas foram produzidas especialmente para esta exposição, com elaboração de um estudo, mas pensando em diversificar e, ao mesmo tempo, harmonizar nas cores, nos gestos e nas formas”, destaca.

Portanto, o nome da exposição remete ao processo criativo das obras, que teve essa busca da expressão, no pensamento libertador e espontâneo. “Optei pela palavra expressão justamente porque a expressão artística se dá nesta liberdade. Quando nós tolhemos a liberdade do artista, já não é mais uma expressão. Ali procurei exercer a totalidade na liberdade de expressão”, explica.

"Eu gosto muito da poética e da escrita no contexto artístico da expressão, por isso pedi licença ao poeta Nicholas Penha de Barros para colocar um poema dele no adesivo que fica na exposição. Quando li o poema ‘Traços’, vi muito do que é o percurso do artista”, afirma.

A mostra “Expressão” faz parte do ciclo de exposições "2 ponto 2", resultado da parceria entre o Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Acirp e o Iguatemi Rio Preto. A visitação é gratuita.

Carreira

Natural de Santo André e moradora de Rio Preto desde a infância, a artista começou a desenvolver sua perspectiva artística aos seis anos, desenhando enquanto todos em sua sala de aula faziam as atividades escolares. Ela costumava passar muitas horas com seus lápis de cores, que, com o tempo, deram lugar aos pincéis, espátulas e trinchas.

Aos 16 anos iniciou sua trajetória profissional como designer, mas sempre conciliando com outras atividades artísticas, como pintura, aquarela e desenho. Se formou em pedagogia e fez licenciatura em artes, com pós-graduação em educação inclusiva e arte educação. Como artista plástica, já participou de diversas exposições nacionais e internacionais, em países como França, Áustria, Liechtenstein, Suíça e Portugal.

Traços

Feliz daquele que se faz em tinta

Espalhando cores ao longo da vida

Deixando as pegadas mais coloridas

 No chão alvo à espera de passos

As pernas se dão em compasso

Traçando o tempo e o espaço

 A poesia trava, então

Um duelo com a razão

Criando ainda mais cores

Na fértil imaginação

Poema de Nicholas Penha de Barros

Artista utilizou tons de cinza, terrosos, dourados e neutros (Divulgação)

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por