Diário da Região
‘ARTE NA CIDADE’

Concurso 'Arte na Cidade' recebe obras até domingo, dia 3

Artistas plásticos podem se inscrever gratuitamente pelo email artenacidade@diariodaregiao.com.br

por Francine Moreno
Publicado em 01/07/2022 às 20:49Atualizado em 02/07/2022 às 09:10
A melhor obra de arte irá ilustrar a capa da revista Bem-Estar (Divulgação/Pixabay)
A melhor obra de arte irá ilustrar a capa da revista Bem-Estar (Divulgação/Pixabay)
Ouvir matéria

Termina neste domingo, 3, o prazo para se inscrever no concurso “Arte na Cidade”, iniciativa da revista Bem-Estar, do jornal Diário da Região, que busca incentivar, divulgar e valorizar a arte produzida pelos artistas plásticos de Rio Preto e região, além de identificar talentos.

Cada participante poderá concorrer apenas com uma obra de arte, que poderá ser tela, escultura, instalação de parede, gravura, cerâmica, desenho e adorno de mesa. Podem participar artistas plásticos profissionais e amadores com idade acima de 18 anos. O concurso não inclui obras de computação gráfica.

O participante deve encaminhar a fotografia da obra de arte no formato JPG, com tamanho máximo de 10MB e resolução mínima de 300 PPI, e um vídeo de 20 segundos mostrando os detalhes e diferentes ângulos do trabalho.

Os materiais devem ser enviados para o e-mail artenacidade@diariodaregiao.com.br. No corpo do e-mail, o artista profissional ou amador deve colocar o seu nome completo, profissão, número do celular e a descrição da obra, com data e local do registro, e uma breve legenda.

A temática e técnica utilizada na obra de arte são livres. A lista inclui arte acadêmica, impressionista, aquarela, primitivista (naïf), contemporânea, abstrata, figurativa, pop art, entre outros. Serão avaliadas as habilidades técnicas e criativas, e também a abordagem escolhida na produção da obra.

A melhor obra de arte irá ilustrar a capa da revista Bem-Estar, que será publicada no dia 24 de julho. A segunda e terceira colocadas terão espaços de destaque nas primeiras páginas da revista. As demais obras melhores avaliadas serão publicadas na edição especial da revista. As obras premiadas também vão participar da exposição “Arte na Cidade”, que será realizada no Riopreto Shopping, entre os dias 25 de julho e 5 de agosto deste ano.

Além disso, os três primeiros colocados no concurso vão receber uma caricatura assinada pelo cartunista, ilustrador e caricaturista Lézio Junior, que é responsável pelas charges diárias, caricaturas, tiras de humor e ilustrações do jornal.

Para a escolha das melhores obras de arte foi formada uma comissão avaliadora, formada por Adriana Belic (parecerista, curadora e gestora cultural), César Augusto Belisário (artista plástico e editor de artes do Diário da Região), Beto Cocenza (curador e idealizador do BOOMSPDESIGN, fórum internacional de arquitetura, arte e design), Edna Carla Stradioto (artista plástica e fundadora do Grupo Artrilha), Josiani Sabino (arquiteta e artista plástica) e Vinícius Savério (arquiteto, presidente do Comdephact, representante da Acirp e sócio-diretor da galeria Arte Gerida).

Além disso, o concurso pretende traçar um panorama das artes plásticas produzidas em Rio Preto, com seus estilos e movimentos mais importantes. As três melhores obras de artes serão divulgadas no Instagram do Diário da Região (@diariodaregiao). Após o anúncio, uma galeria com todas as obras inscritas estará disponível no site do Diário da Região.