Arquiteto e urbanista de Rio Preto Ésio Glacy lança 'A Síntese da Forma na Arquitetura'
O livro aborda os desafios do projeto arquitetônico e a busca pela qualidade estética

O arquiteto e urbanista de Rio Preto Ésio Glacy lança "A Síntese da Forma na Arquitetura", que já está disponível para leitura. Com mais de 50 anos de experiência na profissão e 25 na docência, seu primeiro livro é voltado a estudantes e profissionais da arquitetura.
A obra detalha processos de criação de projetos arquitetônicos, destaca os principais fatores que influenciam a forma das construções e a importância da estética na composição dos espaços.
No livro, o autor ressalta que um projeto deve levar em conta diversas variáveis, como as necessidades do cliente, características do terreno, as técnicas construtivas, a funcionalidade, o conforto, os custos, os prazos e os materiais disponíveis.
Segundo Glacy, equilibrar esses aspectos é essencial para garantir que as edificações tenham qualidade estética e eficiência principalmente no futuro.
"A intenção é justamente transferir uma experiência de aula de muitos anos. É um livro dirigido especialmente para os docentes de arquitetura e evidentemente para os alunos de arquitetura com a possibilidade de ter interesse também dos arquitetos mais jovens", explica.
Com 88 páginas, o livro também apresenta edifícios públicos e privados projetados pelo arquiteto, analisando princípios artísticos que foram aplicados para valorizar a forma.
Destinado a arquitetos, professores e estudantes da área, o livro busca oferecer reflexões e referências para aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos na arte de projetar.
O inédito livro de Glacy, por sua vez, é a primeira obra finalizada pela LUCC Edições e o prefácio é do arquiteto Dr. José Carlos de Lima Bueno, que foi companheiro de estudos e sócio de Glacy por décadas.
Lucimar Canteiro, docente universitária, editora e proprietária da LUCC Edições, conta que o livro toca na síntese da arquitetura com grande responsabilidade.
"Ele ensina como é de grande responsabilidade e de grande atenção do arquiteto, várias condições prévias ao que a gente pode chamar de criação, da estética do edifício que se vai construir", conta.
"Então, ele dá muita ênfase a topografia do terreno, o entorno, a paisagem, a preservação. É muito surpreendente o que ele fala e cita vários autores, palestrantes da área, é bem rico. É um livrinho que você pega um instantinho e lê, porque é muito interessante, ele se preocupou em ser acessível principalmente para os estudantes. Ele ficou muito satisfeito, e isso é o que eu achei demais", acrescenta.
O autor conta com a possibilidade de que o público de maior interesse sejam estudantes de arquitetura.
"Solicitei a Lucimar que colocasse na plataforma Amazon, para que pudesse ser visto no Brasil inteiro. A expectativa é que tomem muito conhecimento do livro, alguns professores de Rio Preto já leram o livro e acharam muito interessante, inclusive, para adotar em aula, fazer seminários, por ter várias questões colocadas que são de interesse de projetos”, finaliza.
O livro já está disponível na plataforma digital da Amazon.
(Colaborou Ana Carolina de Almeida)