Diário da Região
TEATRO

Alunos 50+ da Azul Celeste encenam Brecht no Teatro Nelson Castro, em Rio Preto

Montagem de “Aquele que Diz Sim e Aquele que Diz Não” provoca reflexões sobre escolha e responsabilidade coletiva, com direção de Alexandre Manchini Jr. e Jorge Vermelho

por Salomão Boaventura
Publicado há 4 horasAtualizado há 11 minutos
Peça reúne obras didáticas de Brecht em espetáculo de conclusão do Curso de Teatro para Pessoas 50 + (Divulgação/Azul Celeste)
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Peça reúne obras didáticas de Brecht em espetáculo de conclusão do Curso de Teatro para Pessoas 50 + (Divulgação/Azul Celeste)
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Nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19h30, o palco do Teatro Municipal Nelson Castro recebe a conclusão de um percurso que mistura aprendizado, coragem e reinvenção. Alunos do Curso de Teatro para Pessoas 50+, promovido pela Companhia Azul Celeste, apresentam a montagem de “Aquele que Diz Sim e Aquele que Diz Não”, texto de Bertolt Brecht que integra o ciclo das Peças Didáticas — exercícios cênicos criados entre o fim dos anos 1920 e o início dos anos 1930 para estimular o pensamento crítico e o trabalho coletivo.

A proposta dessas peças foge do teatro convencional e mira o entendimento prático e político de quem está em cena. É um tipo de dramaturgia que pede que o público observe e reflita sobre escolhas, autonomia e responsabilidade compartilhada — temas que atravessam gerações e ganham força particular quando vividos por artistas que já carregam décadas de histórias.

A encenação dialoga ainda com composições originais de Kurt Weill, parceiro marcante de Brecht na renovação do teatro musical alemão. Essa união de música popular de impacto com texto crítico segue funcionando como motor de estranhamento e atenção, como Brecht defendia.

Para Jorge Vermelho, diretor da Companhia Azul Celeste, o processo tem ressonância especial entre os alunos. “O teatro oferece um espaço de escuta, expressão e pertencimento. Para essa faixa etária, é também uma oportunidade de ressignificar histórias, fortalecer a autoestima e exercitar o pensamento crítico de forma criativa e coletiva. Ver esses alunos em cena é reafirmar que a arte é para todos”, afirma.

A condução das aulas e da montagem ficou sob a batuta de Alexandre Manchini Jr. e do próprio Vermelho. Os ingressos para as duas apresentações estão esgotados, resultado direto de um curso que, além de formação artística, construiu comunidade.

Entre os participantes está César Augusto Belisário, editor de arte do Diário. Ele lembra que a ligação com o palco começou ainda criança. “Eu sempre tive interesse pelo teatro. Fiquei sabendo do Curso de Teatro 50+ pelo Diário da Região, fiz a inscrição e fiquei aguardando ansiosamente. Eu gostei muito do curso, porque tinha lá o Jorge Vermelho, que eu sabia que ele ia dar o melhor curso possível; e o Alexandre Manchini Jr., que é excelente, também”, conta.

Belisário destaca o choque positivo entre a prática cotidiana e o rigor técnico que encontrou. “Tive a oportunidade de ver como é um teatro profissional, desde a preparação de voz, preparação de texto, preparação do corpo e a montagem, o que é importante, ver uma montagem profissional. Por quê? Às vezes, a gente quando vai fazer um teatro de escola, um teatro de igreja, é totalmente diferente, às vezes deixa para lá um monte de coisas. E nesse curso eu pude conviver com um teatro na forma como ele é realmente. A preparação do corpo e da voz, por exemplo, são importantes para a gente saber como lidar no trabalho, em casa, para a gente se posicionar e projetar a voz”, completa.

O curso e o espetáculo integram o Projeto Azul Celeste 35: Ações Continuadas em Artes e Cultura, contemplado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas, do Ministério da Cultura. A programação completa da companhia está disponível no site da Azul Celeste.

A peça, de certa forma, devolve ao público aquilo que Brecht buscava: uma plateia disposta a pensar e um elenco que encara o teatro como exercício constante de lucidez. É um rito de passagem, desses que seguem fazendo sentido justamente porque a vida tem seus atos longos, e cada escolha em cena ajuda a iluminar a próxima.

Ficha Técnica

Texto: Bertolt Brecht

Música: Kurt Weill

Direção: Alexandre Manchini Jr. e Jorge Vermelho

Figurinos: Grupo

Iluminação: Alexandre Manchini Jr.

Cenografia: Jorge Vermelho

Gestão de Redes Sociais e Produção: Guilherme Delamura

Cenotecnia – Secretaria: Lucas Hernandes

Apoio: Daniel Neves

Assessoria de Imprensa: BoniPeixe Comunicação

Elenco:

Ana Maria S. Oliveira, André Nogueira, Andréa Gascon, Cesar Augusto Belisário da Silva, Cida Martins, Cleber Fernando de Souza, Graça Firmino, Guida Simões, Joice Chaddad, Junior Mauad, Leontina de Oliveira, Patrícia Zaghi, Rosana Aparecida V. Damasceno, Sandra Miller, Sara Beatriz dos Santos Coelho e Victor Aoyama