Diário da Região
FILME PREMIADO

‘O Agente Secreto’ volta aos cinemas de Rio Preto

Longa de Kléber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, retorna a cinemas da cidade embalado por prêmios e pela corrida do Oscar

por Salomão Boaventura
Publicado há 2 horasAtualizado há 2 horas
Protagonista de “O Agente Secreto”, Wagner Moura vive personagem em fuga durante a ditadura militar brasileira (Reprodução)
Galeria
Protagonista de “O Agente Secreto”, Wagner Moura vive personagem em fuga durante a ditadura militar brasileira (Reprodução)
Ouvir matéria

A partir desta quinta-feira, dia 15, o filme “O Agente Secreto” volta às telonas de Rio Preto. O longa de Kléber Mendonça, estrelado por Wagner Moura, estreou na cidade no dia 23 de outubro e saiu de cartaz no 11 de dezembro.

O filme está em exibição no Cinépolis do Plaza Avenida Shopping às 20h45 e no Cinépolis Shopping Iguatemi às 21h15, exceto na terça-feira, dia 20, quando será exibido às 19h30. No Cine Araújo (Multiplex Riopreto Shopping), o longa é exibido em dois horários: 18h20 e 20h40. Os horários dos filmes estão sujeitos a alteração sem aviso prévio por parte dos exibidores.

Premiações

O Agente Secreto segue faturando uma série de indicações nas principais premiações do cinema. Atualmente, o longa já arrecada mais de 50 vitórias, dentre elas, Melhor Direção e Melhor Ator (Wagner Moura) no Festival de Cannes e Melhor Filme Internacional no Critic’s Choice Awards.

No último final de semana, o longa venceu o prêmio de melhor filme em língua não inglesa no Globo de Ouro, superando candidatos importantes, como o norueguês “Valor Sentimental”, de Joachim Trier, e “Foi Apenas um Acidente”, de Jafar Panahi. E Wagner Moura foi escolhido o melhor ator em filme de drama.

“Esse é um momento importante para se fazer filmes”, disse Mendonça Filho ao receber o prêmio no palco. “Eu dedico esse prêmio aos jovens cineastas. Façam filmes”, completou.

A dupla vitória no Globo de Ouro impulsionou a campanha do longa para o Oscar 2026, aumentando as expectativas para indicações na principal premiação do cinema, marcada para 15 de março. A lista completa de indicados da 98ª edição do Oscar será divulgada no dia 22 de janeiro.

Enredo

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme mistura suspense político, drama e elementos do cinema de espionagem, com momentos de ironia e observação social característicos do diretor.

O enredo do filme acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que vive na clandestinidade durante a ditadura militar brasileira. Em 1977, ele foge para Recife na tentativa de recomeçar a vida e se reaproximar do filho, mas o passado insiste em bater à porta. Em meio ao clima sufocante de vigilância e repressão do regime, Marcelo percebe que está sendo observado e passa a se mover entre identidades falsas, rastros apagados e ameaças silenciosas.

A situação se complica quando ele inicia a busca por documentos ligados à mãe, Índia, já falecida — investigação que o conduz a uma intricada rede de espionagem, resistência política e violência de Estado. O que começa como uma fuga pessoal se transforma em uma apuração mais ampla sobre memória, apagamentos históricos e os mecanismos de controle do autoritarismo, enquanto agentes do regime apertam o cerco e tornam cada passo uma questão de sobrevivência.

Ambientado em um Recife pulsante e contraditório, “O Agente Secreto” usa a ficção para revisitar feridas abertas da história recente do País, refletindo sobre trauma, silêncio, resistência e a persistente busca pela verdade.​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​