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Procura por carros novos faz movimento nas revendas triplicar

Movimento nas concessionárias chegou a triplicar após início do programa do governo para incentivo de carros novos, diz Fenabrave

por Agência Estado
Publicado em 03/07/2023 às 11:24
Programa para baratear carros novos levou consumidores a acelerar a decisão de compra (Freepik/Banco de imagens)
Programa para baratear carros novos levou consumidores a acelerar a decisão de compra (Freepik/Banco de imagens)
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A Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de automóveis, informou no último dia 13 que o movimento nas revendas chegou a mais do que triplicar — aumento superior a 200% — na primeira semana de descontos de 1,6% a 11,6% patrocinados pelo governo nos preços dos carros novos. Segundo a entidade, os créditos tributários autorizados pelo governo — de no máximo R$ 500 milhões — não devem durar muito mais do que 30 dias.

A Fenabrave obteve retorno de 54 filiadas em uma consulta sobre a reação do mercado à medida. Na maioria dos casos, os presidentes das associações de revendas relataram grande aumento no fluxo das lojas. O movimento aumentou, principalmente, nas concessionárias que representam marcas com maior número de modelos de entrada no portfólio, uma vez que o incentivo é concedido a carros que custam no máximo R$ 120 mil.

"O aumento de passagem variou entre 30% a mais de 260%, em alguns casos, o que mostra o sucesso do projeto", afirma o presidente da Fenabrave, José Mauricio Andreta Junior.

O representante do setor de distribuição de veículos acrescenta que um aumento no aporte de recursos federais seria "oportuno" para ampliar o sucesso do programa lançado para incentivar o setor, que vem de vendas abaixo das expectativas desde o início do ano.

Programa deve durar pouco

Simulações feitas pela Anfavea, entidade que representa as montadoras, indicam que o crédito tributário autorizado no início de junho pelo governo para reduzir os preços dos carros de passeio entre 1,6% e 11,6% deve durar em torno de um mês. A estimativa leva em conta um desconto médio entre R$ 4,5 mil e R$ 5 mil por automóvel, considerando os bônus que vão de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

"Já podemos sentir que os recursos devem acabar rapidamente, o que mostra como a população estava ávida por uma oportunidade como essa", diz Andreta Jr.

A Renault anunciou em seu site oficial um desconto de R$ 10 mil para o Kwid zero, até aqui o carro mais barato do País. Com o chamado de "Pacote de incentivo Renault", o carro pode ser comprado por R$ 58.990. A montadora informou, em comunicado de imprensa, que está concedendo um incentivo adicional de R$ 2 mil, além do desconto de R$ 8 mil anunciado pelo governo federal

A Volkswagen também colocou na rua a sua campanha ("Volks com preço reduzido"). No site da marca, o Polo Track 1.0, sucessor do Gol, é anunciado de R$ 82.290 por R$ 74.990. O SUV T-Cross Sense baixou de R$ 116.550 para R$ 107.550, enquanto o sedã Virtus TSI automático caiu de R$ 115.390 para R$ 110.890.

Já a Fiat está com a campanha de marketing "Prepare-se para comprar seu Fiat 0 km com incentivo do governo" em seu site. Os preços dos seus carros, como o Argo e o Mobi, foram retirados do ar e trocados por um aviso: "Em breve, oferta com preços reduzidos".

Na Hyundai, o Novo HB20 Sense 1.0 passou a ser anunciado por R$ 74.290, ante R$ 82.290 antes. No entanto, não há uma referência direta ao programa federal.