Diário da Região
MOTO

Popular e inconfundível, Biz completa 25 anos no Brasil em 2023

Modelo popularizou no País o segmento CUB (Category Upper Basic, ou categoria básica superior, em português)

por Da Redação
Publicado em 23/10/2023 às 11:14
Modelo tornou-se sinônimo do segmento CUB no Brasil (Divulgação/Honda)
Modelo tornou-se sinônimo do segmento CUB no Brasil (Divulgação/Honda)
Ouvir matéria

É praticamente consenso que a Biz revolucionou o mercado de motocicletas no Brasil. Lançada no País em 1998, o modelo completa 25 anos com mais de 100 mil unidades apenas em 2023, segundo a Honda, atrás apenas da CG 160, que ainda é o modelo mais vendido no mercado brasileiro.

A Biz popularizou no País o segmento CUB (Category Upper Basic, ou categoria básica superior, em português). Desde seu lançamento, foram mais de 6 milhões de motocicletas do segmento produzidas em solo nacional. "O modelo superou as expectativas quando lançamos, inclusive com uma campanha publicitária que marcou época. Hoje, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB, elas conhecem a Biz e isso é resultado de um forte trabalho ao longo dos anos e da admiração aos clientes", afirma Marcelo Langrafe, diretor comercial da Honda Motos & CRM da Honda South America.

A história do icônico modelo começou em 1958, no Japão, com a Honda Super Cub, que inaugurou a categoria e se tornou sucesso de vendas pelo mundo. O modelo conquistou os mercados asiático, europeu e norte americano nas décadas de 1960 e 1970. Na América, novos perfis de público, como as mulheres e os jovens se encantaram com novidade, que logo ganhou fama de "indestrutível" devido a sua durabilidade.

As motos do segmento CUB chegaram ao Brasil no início dos anos 1990, com a importada C-100 Dream, que demandava uma série de adaptações ao público brasileiro. A Honda, então, decidiu desenvolver um modelo que viria a ser a representante nacional do segmento CUB e, após anos de pesquisas e estudos, lançou, em 1998, a C-100 Biz, que herdou de sua antecessora o motor e o câmbio, mas apostou em um design diferenciado, além do espaço sob o assento para guardar capacete ou outros objetos — hoje uma de suas características mais marcantes.

O modelo também combinou a roda 17’’, com pneu fino na frente, e aro 14’’, com pneu mais largo e alto atrás, o que permite uma boa transposição de obstáculos pela roda dianteira e a resistência a impactos com a traseira, contribuindo para estabilidade e segurança nos diferentes tipos de terrenos das ruas e rodovias brasileiras.

Anos mais tarde, em 2005, a Biz ganhou motor mais potente (124,9 cm3) e passou a se chamar Biz 125. Já em 2009, foi o primeiro modelo de baixa cilindrada no Brasil a receber injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection), tecnologia que reduz a emissão de gases poluentes e contribui com a eficiência do motor e economia de combustível. Em 2011, foi lançada a versão Flex, com maior capacidade do tanque.

Já em 2012, uma nova versão da Biz 100 se consagrou como opção de entrada mais acessível, modelo que foi atualizado em 2016 e passou a ter um novo motor de 110 cilindradas dotado de injeção eletrônica, passando a se chamar Biz 110i. A mais recente renovação do modelo foi em 2018, quando tanto a Biz 110i como a Biz 125 compartilharam mudanças no design, freios CBS, painel eletrônico, ampliação do espaço sob o assento, além da implantação da tomada 12V.