Concessionárias projetam 15% de aumento nas vendas em 2024
Concessionárias revisam expectativas e elevam para 15,1% a projeção de crescimento nas vendas de veículos em 2024

A Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de automóveis, revisou para cima as previsões para o desempenho do setor neste ano. A projeção ao crescimento das vendas de veículos, que começou o ano em 12% e foi revista para 14,7% em julho, agora está em 15,1%.
A associação atualizou o seu prognóstico, na esteira do desempenho acima das expectativas da atividade econômica e do consumo, que tem sido impulsionado pelo crédito, transferências de renda e mercado de trabalho aquecido. No acumulado desde o primeiro dia do ano, as vendas de veículos zero quilômetro tiveram crescimento de 14,1%, com 1,86 milhão de unidades licenciadas no Brasil.
A previsão da Fenabrave engloba carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. Pelas novas projeções, o mercado terminará o ano com 2,66 milhões de veículos.
Antes, a entidade informou que, no melhor resultado para o mês em dez anos, setembro terminou com 236,4 mil veículos vendidos no País, um crescimento de 19,6% frente ao mesmo mês do ano passado.
Trata-se do maior volume registrado em setembro desde 2014, quando o mercado chegou a 296,3 mil unidades no mesmo mês.
Motos
As vendas de motos também tiveram crescimento de 15,9% em setembro, frente ao mesmo mês de 2023, chegando a 156,6 mil unidades, conforme balanço divulgado pela Fenabrave.
Na comparação com agosto, houve queda de 4,4% nas vendas do veículo de duas rodas. Com isso, as vendas de motocicletas acumularam crescimento de 19,5% nos nove primeiros meses do ano, totalizando 1,41 milhão de unidades. Esse número supera as vendas de carros de passeio, que somaram 1,37 milhão de unidades no mesmo período.
O desempenho positivo reflete a melhora nas condições de crédito, a expansão dos serviços de entrega (delivery) e a busca dos consumidores por veículos mais baratos e econômicos em combustível.