Quer deixar a casa mais fresca e com a cara do verão? Algumas dicas podem ajudar
Plantas, cores claras, tecidos leves e poucos objetos transformam a 'vibe' do lar em um refúgio em dias de calor intenso

Fevereiro é o mês em que o verão atinge sua plenitude. Os dias tornam-se mais longos e luminosos e a casa ganha vida nova na companhia da família e dos amigos. Mas, para desfrutar o melhor da estação, é fundamental preparar cada um dos ambientes para enfrentar as altas temperaturas típicas desse período. De preferência com soluções práticas e acessíveis, sem necessidade de grandes gastos.
A boa notícia é que basta permitir que o ar circule, que a luz entre sem barreiras e que os sentidos sejam estimulados com delicadeza para transformar a casa em um refúgio do calor. Como primeiro passo, é essencial liberar espaço. Uma sala sem excesso de móveis ou um quarto mais despojado, por si só, já proporcionam sensação imediata de frescor.
A ventilação cruzada é outra poderosa aliada na busca por ambientes mais arejados. Manter janelas abertas em lados opostos cria correntes naturais de ar que refrescam sem esforço, assim como deixar portas internas abertas ajuda a intensificar a circulação do ar. Com esses cuidados simples os espaços permanecem iluminados, melhor protegidos do calor excessivo e com uma agradável sensação de movimento.
Cortinas, em geral, são também altamente recomendáveis nesta época, mas desde que filtrem a luz sem impedir a brisa. "Para o verão, prefiro empregar modelos em duas camadas: uma semelhante a uma persiana, de tecido leve, para suavizar o calor e garantir privacidade; e, sobre ela, um xale vazado, capaz de revelar a paisagem sem bloqueá-la", sugere a arquiteta Mariana Meneghisso, da Meneghisso & Pasquotto Arquitetura.
Escolhidas com critério, as cores também podem ampliar a sensação de bem-estar. Tons de branco, bege, azul suave e verde-menta são aliados naturais da estação. "A pintura das paredes é uma forma eficaz de renovar ambientes, ou parte deles. E o azul tem tudo a ver com o clima do verão: é alegre e vibrante", afirma o arquiteto Bruno Moraes, que usou essa tonalidade para destacar a varanda em um de seus projetos recentes.
Além das paredes, almofadas, capas de sofá e pequenos objetos decorativos podem ser substituídos para compor a paleta estival. Tecidos leves, como linho, sarja e gaze de linho, também são excelentes opções. "Recomendo especialmente para revestir estofados e camas, pois proporcionam frescor imediato", diz o arquiteto Raphael Wittmann, que escolheu o rosa como base para decorar o quarto de uma menina de seis anos.
Conectar o interior ao exterior, criando continuidade entre dentro e fora, reforça a ideia de que o verão é vivido pelos sentidos. Por isso, plantas tropicais são mais do que bem-vindas na decoração: além de trazerem o verde para dentro de casa, elas ajudam a purificar o ar e ganham destaque ainda maior quando acomodadas em vasos ou suportes de cerâmica, rattan ou bambu.
Por fim, valorizar o aspecto sensorial é essencial para trazer o verão para dentro de casa. Aromas cítricos — como laranja, limão ou capim-limão — e notas de lavanda remetem imediatamente ao frescor da estação e podem estar disponíveis em difusores ou velas. A música, por sua vez, em playlists leves e suaves, do jazz à bossa nova, pode acompanhar os diferentes momentos do dia, do amanhecer ao entardecer.