SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | DOMINGO, 05 DE DEZEMBRO DE 2021
IMÓVEIS

O que você precisa saber antes de iniciar a decoração de um apartamento

Apartamentos de até 100 metros quadrados são os mais vendidos na região de Rio Preto; veja dicas para decorar esse tipo de imóvel

Da Redação
Publicado em 15/10/2021 às 16:59Atualizado em 15/10/2021 às 17:35
Integração propiciou ganho de área, com pitadas de tons claros e o terracota evidenciado no efeito do tijolinho aparente (Nathalie Artaxo/Divulgação Mirá Arquitetura)

Integração propiciou ganho de área, com pitadas de tons claros e o terracota evidenciado no efeito do tijolinho aparente (Nathalie Artaxo/Divulgação Mirá Arquitetura)

São vários os motivos que podem levar uma pessoa a escolher um apartamento para morar: a praticidade, a segurança que o condomínio proporciona e, em alguns casos, o valor mais acessível que uma casa.

Na região de Rio Preto, os imóveis de até 100 metros quadrados (m²) lideram a preferência dos compradores de apartamentos. Pesquisa recente divulgada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CreciSP) aponta que, do total de apartamentos vendidos no mês de agosto, 57,14% tinham de 51 a 100 m² de área útil, enquanto 14,29% tinham, no máximo, 50 m².

A mesma pesquisa indica ainda que a maioria dos apartamentos vendidos na região (57,14%) têm uma única vaga de garagem. Com relação ao número de dormitórios, 28,57% têm apenas um e outros 28,57% têm dois quartos. Por outro lado, 42,86% dos apartamentos vendidos têm três dormitórios. A pesquisa leva em consideração imóveis vendidos em 21 cidades da região de Rio Preto.

Aproveitando cada cantinho e sem sobrecarregar os ambientes, o móvel que faz as vezes de rack da TV, dispõe de um assento e também é um baú (Nathalie Artaxo/Divulgação Mirá Arquitetura)

Para cada tipo de família há um apartamento mais adequado e, para fazer a escolha certa, é importante analisar uma série de aspectos. A arquiteta Fernanda Hardt, do escritório Mirá Arquitetura, enfatiza, por exemplo, a importância de o morador compreender seu momento de vida e suas necessidades, sobretudo quando o apartamento a ser comprado é seu primeiro imóvel. "Os momentos são diferentes e as demandas do morar mudam bastante", afirma.

A arquiteta Juliana Rinaldi lembra que, dependendo do estado civil dos moradores, o estilo do apartamento e as necessidades podem mudar totalmente. Para um casal, por exemplo, devem ser analisadas questões como a privacidade e a dimensão dos cômodos, pensando no conforto dos dois, sempre lembrando que ambos devem ser flexíveis com relação às possíveis mudanças. "O segundo dormitório que ficou como home office mais para frente pode vir a se tornar o quarto do bebê", diz.

De olho na decoração, a base neutra da marcenaria e móveis de maior porte, como o sofá, permitem que acessórios como tapetes, poltronas, almofadas e quadros possam conter mais informações (e cores), que no futuro podem ser substituídos com facilidade.

Arandela flexível e pendente compõem a iluminação do quarto (Emerson Rodrigues/Divulgação Andrade & Mello Arquitetura)

Já no caso de um morador solteiro, o apartamento tem outras prioridades: o imóvel tende a contar com ambientes mais abertos e cômodos integrados, características importantes para garantir a amplitude do espaço para receber convidados. A decoração também pode ser mais ousada, fiel às preferências e o estilo do morador.

Dicas para decorar um apartamento pequeno:

1) O uso de cores claras nas paredes e pisos favorece espaços pequenos, trazendo aconchego e, ao mesmo tempo, sensação de amplitude. Cores fortes e berrantes são mais pesadas. Você pode utilizá-las, sim, mas em alguns detalhes da decoração, como nas almofadas do sofá, em uma luminária ou em um belo quadro.

2) Dê uma atenção especial à iluminação do apartamento. Um apartamento bem iluminado parece maior.

3) Móveis planejados são ideais para decoração de apartamentos pequenos porque são projetados para oferecer o máximo em espaços menores. Em geral, são móveis práticos e funcionais.

4) O uso de um grande espelho, em uma parede estratégica da sala, por exemplo, traz uma sensação enorme de amplitude. Essa é uma dica utilizada por todos os arquitetos que têm a missão de decorar um apartamento pequeno. Você também poderá utilizá-lo em seu quarto.

5) A integração de ambientes está na moda, deixando-os mais descontraídos e modernos. Em apartamentos pequenos, isso pode fazer toda a diferença. A integração da cozinha com a sala, por exemplo, amplia muito o espaço.

6) Móveis multiuso ajudam muito na decoração de apartamentos pequenos: invista em sofá-cama, cama box e mesas dobráveis, entre outros.

7) Utilize o espaço vertical da casa por meio de nichos e prateleiras. É uma ótima forma de otimizar o espaço e organizar livros, objetos de decoração e vasos de plantas.

8) Evite o acúmulo de objetos decorativos. Lembre-se: menos é mais! Dessa forma, você não polui visualmente a sua casa.

9) A organização da decoração de um apartamento pequeno deve ser prioridade. Abra mão de objetos que não têm função e que apenas estejam ocupando espaço.

Fonte: Plano & Plano

Sala de estar integrada com trilho e spots direcionáveis (Luis Gomes/Divulgação Bruno Moraes Arquitetura)

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por