SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2021
Imóveis

Empreendimentos com áreas verdes são os preferidos por quem busca tranquilidade

Perda do contato com a natureza pode influenciar negativamente na qualidade de vida

Núcleo DigitalPublicado em 04/07/2021 às 00:00Atualizado há 11/07/2021 às 19:59
Emerson buscou um imóvel com área verder
  (Guilherme Baffi 2/7/2021)

Emerson buscou um imóvel com área verder (Guilherme Baffi 2/7/2021)

As cidades podem afastar as pessoas do contato com a natureza. Concreto, asfalto, vida agitada e falta de tempo para visitar praças e parques são fatores que podem tornar a vida urbana mais cinza. O problema é que a perda do contato com a natureza, pode influenciar negativamente na qualidade de vida, afinal, o local onde moramos pode influenciar nossa saúde física e mental, afirma a psicóloga Patrícia Santana.

"Quando habitamos as grandes cidades, nosso cérebro é frequentemente estimulado pelo trânsito, pedestres e vendedores. Todas essas informações competem pela atenção do nosso cérebro, o que, em pouco tempo, pode gerar um cansaço mental, fazendo com que alguns sintomas indesejados, como a perda de memória, comecem a aparecer", explica. Um breve contato com o verde já causa alívio cerebral, dando uma pausa para a cabeça de toda a correria urbana, completa.

É por isso que alguns empreendimentos imobiliários têm apostado nos espaços verdes para quem deseja fugir do estresse do cotidiano. Recentes pesquisas realizadas no segmento apontam substancial aumento de interesse dos compradores de imóveis com maiores áreas verdes e de natureza preservada como um reflexo do momento de pandemia, o que deve se tornar uma tendência permanente, afirma Bruno Malvezi, diretor executivo do Grupo Impper.

"Os imóveis de uma maneira geral estão no centro de uma mudança causada pela conscientização em relação aos problemas socioambientais e à saúde da população, que busca viver com mais qualidade de vida, portanto, as áreas repletas de árvores e vegetação são fundamentais para o bom desenvolvimento de projetos com diferenciais que agradam e promovam mudanças positivas na vida das famílias", explica Malvezi.

O mesmo é observado pela construtora Setpar que, em seus empreendimentos, como o condomínio SetLife, têm a preocupação de agregar à qualidade de vida dos moradores com áreas de lazer e proximidade à natureza. "É uma tendência que muitas pessoas busquem fugir da vida estressante da cidade e ter um refúgio, sua casa, mais próximo a natureza. Também tem o fator meio ambiente, um assunto muito debatido nos dias atuais e que se torna um atrativo para as pessoas. De qualquer forma, a maior parte das pessoas gosta de lugares bonitos, arborizados, que transmitem paz, tranquilidade e harmonia através da beleza, seja ele um ambiente planejado ou natural (nativa)", diz Sérgio Tarraf Filho, diretor da Setpar e responsável pela ambientação dos empreendimentos.

É o caso de Emerson Luciano Carolino, que atualmente mora com a mãe no condomínio Damha II, em Rio Preto, e conta que, assim como a escolha da mãe de morar em um lugar com muitas áreas verdes, também valorizou o contato com a natureza em sua nova casa. "A natureza é de extrema importância para nossas vidas. Percebi que os empreendedores se preocuparam com esse ponto, porque, além de eles terem preservado uma grande mata nativa, novas mudas serão plantadas para aumentar mais nossa área verde. Se todos pensassem assim, de grão em grão, ou de semente em semente, arborizaríamos nosso planeta", diz.

O mesmo motivo levou a professora universitária Cristiane Camargo de Oliveira Brito e o marido Marcus Vinícius optarem pelo condomínio Raízes Impperial para morar. "Priorizamos muito a questão do fácil acesso e de ter acesso a um lugar em que pudéssemos ficar tranquilos. A questão do contato com a natureza é importante para nós, ainda mais pelos nossos trabalhos que são intensos e exaustivos. Acho que esse momento de contato com a natureza ajuda bastante a gente, pois já tínhamos isso de referência anterior, pois viemos de cidades pequenas, então isso também traz a ideia do refúgio", diz o casal.

(Colaborou Júlia de Britto)

Área verde do Condomínio Setlife (Divulgação)
Áreas Verdes no condomínio Raízes Impperial (Divulgação)
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por