Como escolher referências profissionais para o currículo
É fundamental colocar telefones e e-mails atualizados no currículo
Um dos itens de mais relevantes em um currículo são as referências profissionais. As referências pessoais fornecem informações sobre sua personalidade e como você, provavelmente, se encaixaria na empresa em questão.
As referências profissionais atendem a uma demanda por aprofundamento das informações obtidas durante um processo seletivo. O objetivo da coleta dessas referências é um só: assegurar que o candidato referenciado é quem diz ser.
De forma geral, os empregadores pedem duas ou três contatos para candidato. É importante destacar que a referência deve ser inspirada nos requisitos solicitados pela vaga e identificadas com o nome, cargo e telefone de contato.
Confira as dicas que podem ajudar a escolher as melhores referências1. Procure pessoas de respeitoPense em quem gostaria de ter como referência e por quê. Escolha pessoas que possam falar bem do seu desempenho profissional e de sua capacidade de lidar com os colegas de trabalho de maneira clara e objetiva.
2. Escolha seu antigo chefeTente conseguir a referência de seu chefe anterior. É uma maneira muito eficiente de conseguir a atenção positiva de seu recrutador.
3. Avise suas referênciasÉ fundamental avisar suas referências sobre a possibilidade de elas receberem uma ligação. A pessoa indicada como precisa estar ciente de que responderá perguntas sobre você.
4. Certifique os meios de contatoForneça números de telefone e e-mails atualizados. Caso sua referência seja um ex-chefe, garanta que as informações de contato na empresa estejam atualizadas.
5. Evite referência familiaresÉ melhor que você escolha alguém que não seja um familiar, pois a opinião deles pode ser interpretada como tendenciosa.
Está procurando um emprego e não sabe como montar um currículo? Clique aqui e confira algumas dicas que podem te ajudar a se destacar no mercado.
(Colaborou Alana Gabriela)