9 dicas para ter sucesso no processo seletivo digital
Confira as melhores estratégias para vencer esse desafio e conquistar a tão sonhada vaga

Desde o início da pandemia, empresas têm utilizado ferramentas digitais para realizar seus processos seletivos. Agora, mesmo com as medidas de distanciamento social flexibilizadas, a tendência de selecionar candidatos pela internet deve continuar, já que há uma redução substancial de custo e de tempo dos profissionais recrutadores. É por isso que, quem se cadidatada para uma vaga de trabalho, hoje, precisa estar bem preparado para vencer as etapas on-line dos processos seletivos.
A especialista em carreiras e recursos humanos Aliesh Costa, CEO da empresa Carpediem RH, orienta que os candidatos tenham consciência de que o processo seletivo on-line requer os mesmos cuidados que se teria caso as entrevistas ou dinâmicas acontecessem no ambiente físico.
Para driblar possíveis dificuldades da entrevista digital, segundo Aliesh, a primeira providência é escolher um local apropriado, com boa iluminação e privacidade. "Crianças chorando, o cachorro latindo, a mãe chamando ou pessoas conversando alto, assim como qualquer barulho que cause ruídos durante a entrevista, devem ser evitados", alerta a especialista.
Além disso, se o candidato optar por realizar a entrevista pelo celular, é importante que o aparelho esteja sobre um apoio fixo com o enquadramento da imagem perfeito. "O ideal é focalizar o rosto, com a imagem da região peitoral para cima", indica Aliesh.
Fora da curva
Muitos candidatos nem se acostumaram às entrevistas por videoconferência e já surgiu uma outra novidade: currículo no TikTok. Recentemente, a plataforma de vídeos curtos lançou o TikTok Resumes, ferramenta para criação de currículos em forma de vídeo. A novidade ainda não chegou ao Brasil.
"Acho interessante que o formato de vídeo permita que o profissional faça um pitch, vendendo suas principais competências. Contudo, na minha opinião, ele deve ser utilizado apenas em etapas específicas do processo seletivo, como um complemento e não como uma substituição ao currículo tradicional. Além disso, recomendo fortemente que - ao chegar ao Brasil - os candidatos avaliem se esse tipo de formato tem fit cultural com as empresas que estão se candidatando", diz o coach e administrador de empresas com MBA em gestão estratégica, Paulo Exel.
Dicas para se dar bem no processo seletivo on-line
Teste seus equipamentos: a entrevista será prejudicada caso o microfone ou webcam parem de funcionar. O mesmo vale para a conexão com a internet, que deve estar estável
Silencie o ambiente e fique atento ao plano de fundo: o local da entrevista deve ser escolhido com atenção. Qualquer som de fundo deve ser evitado, pois os microfones costumam ser sensíveis.
Peça a colaboração de todos da casa: comunique os familiares sobre o momento da entrevista, para que não haja interferências.
Cuide do visual: cada empresa tem seu dress code. O importante é que o candidato esteja vestido de acordo com o estilo da empresa onde ele almeja trabalhar e ao mesmo tempo se sinta confortável.
Preze pela pontualidade: esteja sentado na frente do computador alguns minutos antes do horário marcado. Isso é importante porque você poderá demorar um pouco para conseguir acessar o software utilizado ou ter problemas com senhas; então, vale se antecipar para resolver esses desafios com antecedência.